Exposições Smartfhox 2 anos atrás | Leo Saldanha

Quando o carro vira uma câmera

Premiada fotojornalista canadense usou um Volvo XC60 para fotografar a campanha a pedido da marca. As fotos viraram exposição e vão rodar o mundo

por Revista FHOX

1c08a02b60b8a65af4ae5a75c7c814117e2578a9_3000x2248

A notícia foi destaque no New York Times. A fotógrafa Barbara Davidson (vencedora três vezes do renomado prêmio Pulitzer) foi contratada pela Volvo para encarar um belo desafio. Fotografar usando  a câmera de segurança do luxuoso veículo.  A ideia é engenhosa e se um fotógrafo consegue clicar com qualquer ferramenta…é exatamente isso que ela comprovou. Fotografia de rua feitas com um carro.

3df9835c69af1dc9ff52ea4e8b411214607ddf48_3000x2250

O vídeo abaixo mostra os bastidores da ação. No filme ficamos sabendo que Barbara sofreu um acidente de carro quando era pequena. Ou seja, para ela, uma chance de mostrar a importância de um sofisticado sistema de segurança que evita acidentes de forma automática. O XC60 chega ao mercado brasileiro em setembro. No Brasil chegará na versão de motor quatro-cilindros 2.0 turbo, a gasolina, de 254 cv e câmbio automático de oito marchas. A câmera do Volvo XC60 reconhece objetos no caminho e isso evita colisões. Seja com acionamento dos freios ou com aviso de alerta para o motorista.

O fato é que a fotógrafa contou uma história usando as câmeras do Volvo.  As fotos foram feitas em Copenhague (Dinamarca) no começo desse ano, Ela pedia para o motorista mover o carro em busca dos melhores ângulos até a hora do clique. Na verdade, fotos tiradas de frames a partir do vídeo do equipamento. Depois, dá-lhe edição. O resultado final é surpreendente e virou até exposição. A qualidade da câmera de segurança “City Safety” é de 1.3 megapixel (P&B) e fica no parabrisa bem abaixo do retrovisor. As fotos ficam cheias de grão, mas esse resultado não incomoda, parece fazer parte da proposta. A fabricante teve que modificar o sistema de captura para que Barbara pudesse acompanhar tudo em tempo real. Vale dizer que boa parte do trabalho envolveu modelos, figurinos, locações e todo uma produção para que ela pudesse entregar a criação comercial. Barbara criou um roteiro contando a história de uma mulher que chega pela primeira vez na cidade.

Barbara disse para o New York Times que usar um carro como câmera era o tipo de desafio que ela buscava depois de deixar o trabalho de fotojornalismo para o jornal Los Angeles Times. Para ela, uma oportunidade única de usar tecnologia e arte para expressar questões de segurança. A Volvo diz se tratar da primeira iniciativa do tipo no mundo. As 30 imagens da mostra Moments XC60 estão expostas em Londres e devem percorrer o mundo até o fim de 2017.

E você fotografaria com um carro desses?