Smartfhox 2 anos atrás | Leo Saldanha

O incrível avanço do Instagram Stories

Com 200 milhões de usuários ativos diários, Stories virou um case e já pesa até nos planos de dados do usuários de smartphones

por Revista FHOX

rehost%2F2016%2F9%2F13%2F01ae9a57-3ea8-4595-9278-2e82e81d00d5

50 milhões! Esse é o número de novos Instagramers usando o Stories só nos últimos três meses. Um feito que ajudou o Instagram a atingir a marca de 200 milhões de pessoas usando o canal “Snap” dentro do Instagram.

Um feito e tanto, sobretudo levando em conta que modo Stories começou a funcionar em agosto do ano passado. De lá para cá ocorreram inúmeras evoluções. As duas mais recente foram lançadas nessa semana. A primeira delas permite sobrepor imagens e a segunda é claramente inspirada no Pinterest. Já que permite ao usuário criar coleções privadas.

instagram-stories-corpo

Falando em “inspirações”, quando foi lançado o Stories foi chamado de cópia do Snapchat. Os criadores do Instagram dizem que não é bem assim. Que embora a funcionalidade seja a mesma, eles aprimoraram as aplicações. Cópia ou não, o Stories superou o Snapchat e parece que vai crescer muito mais. O ritmo é alucinante, já que o canal completou 8 meses dentro do Instagram.

Mais do que fotografia, o Stories envolve grafismos, vídeos e estimula uma nova forma de comunicação. Parece até uma ferramenta mais poderosa e efetiva do que o próprio Instagram. Prova disso é que a visibilidade dos posts no Stories supera fácil o número de curtidas na timeline do Insta. Parte da explicação desse sucesso é simples: a ferramenta funciona com um engenhoso artifício, a curiosidade. E funciona rápido permitindo fazer transmissões ao vivo e postar fotos e vídeos facilmente. Traz ainda o atrativo das promoções rápidas de 24 horas e novas formas de dialogar com clientes, amigos e prospects. As formas de usar são as mais variadas e criativas.

image

O sucesso é tão grande que o Stories já afeta até o consumo dos planos de dados de internet dos usuários de smartphone. Clique aqui e veja a matéria da Wired Stories sobre isso.

Instagram-Stories-campañas

Difícil especular sobre o futuro desse canal dentro do canal. Embora o acerto tenha sido certeiro dentro do Instagram, o mesmo não pode ser dito sobre a tentativa de replicar o Stories dentro dos outros produtos do Facebook. Falo isso por experiência própria. Nos testes que fiz, a quantidade de pessoas que olhou no Stories do Messenger ou Face é muito menor.

função-stories-300x169

O que não resta dúvida é que o Facebook está na confortável posição de competir consigo mesmo. Enquanto isso os concorrentes (Snap e Periscope) sofrem. Talvez seja por isso que o Snapchat passou a investir em óculos de sol com câmera de transmissão e outros apetrechos para fotografar e filmar. Tanto é verdade que agora os comunicados oficiais do Snap dizem que a marca virou fabricante de câmeras. Os especialistas e a própria mídia de tecnologia sugerem que a missão do Facebook é destruir o Snapchat. Difícil dizer, mas as ações da Snap caíram no dia do anúncio da incrível marca dos 200 milhões do de usuários ativos diários no Stories.

Alguém arrisca um palpite de como será daqui para frente? Parece que a única certeza é de que veremos mais Stories por aí.