Smartfhox 2 anos atrás | Leo Saldanha

Mixbook compra o aplicativo WedPics

App é voltado para noivas e convidados e conta com mais de 6 milhões de usuários nos Estados Unidos

por Revista FHOX

Wedpics foi lançado em 2012. Trata-se de um aplicativo que dispensa fotógrafos profissionais. Com a ferramenta, os noivos geram um álbum de fotos digitais colaborativo com as fotos dos convidados. O app grátis envia um convite para que todos baixem a ferramenta no smartphone e cliquem o quanto quiserem. Depois o serviço reúne todas as fotos em um álbum digital (e também para vídeos). Tudo grátis. Existe a opção premium (paga) com a oferta de impressão, personalização de galerias e de baixar os arquivos dos convidados em alta. Ou seja, mais recursos para os noivos. E a empresa também ganha dinheiro quando as pessoas pedem produtos impressos a partir do WedPics. O mais curioso é que quando foi lançado, o app nem considerava vender fotos no papel. Hoje a fotografia impressa representa 60% do faturamento da marca que conta com mais de 6.5 milhões de usuários (entre casais de noivos e convidados) nos Estados Unidos.

Provavelmente foram esses números (de download e de receita com impressão) que fizeram a Mixbook comprar a WedPics. Contudo, os termos do acordo não foram divulgados. Os 15 funcionários da WedPics serão absorvidos pelo negócio da Mixbook e marca WedPics junto com a aplicação continuarão funcionando normalmente. O que está claro e evidente é que a expansão do serviço do WedPics só deve crescer. Sobretudo com a popularização da fotografia com dispositivos móveis.

Por que a notícia é importante? O CEO da WedPics, Justin Miller, criou uma startup de sucesso com uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa. A oferta de uma comunidade on-line para noivas. Deu tão certo que ele recebeu aportes de investidores (inclusive na versão norte-americana do programa do reality show Shark Tank). A empresa atrai entre 25 a 30 mil novas noivas por mês (em média elas baixam o app 1 ano antes do casamento). Ao contrário do que se poderia imaginar, o perfil das clientes norte-americanas não é de baixa renda, mas sim de jovens que buscam uma solução de fotos mais colaborativa no dia do evento. O fato é que o crescimento desse serviço não é exatamente uma boa notícia para os fotógrafos de casamento. Embora as noivas possam ainda assim contratar o serviço de um profissional para o dia do evento…

>> Huawei sugere que novo smartphone transforma qualquer pessoa em fotógrafo

A Mixbook é uma empresa norte-americana (Califórnia) que atua 100% on-line. Fundada em 2006 e voltada para a produção de photo books, fotopresentes e produtos impressos diferenciados. Em 2012, a empresa lançou o Mosaic (photo book automático com 20 fotos que pode ser comprado direto de um app exclusivo). Pouco tempo depois lançaram o Montage, uma versão profissional de photo book. É bem provável que o WedPics passe a oferecer esses produtos para os usuários do app de casamento.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.