Smartfhox 2 anos atrás | Redação

Leica vai entrar no mercado de smartphones?

CEO da marca disse que seu sonho é lançar um smartphone Leica

por Revista FHOX

xhuawei-p9-leica.jpg.pagespeed.ic.J70wwsXJVt

Grupo alemão segue com a parceria com a Huawei, mas a Leica pode entrar nesse mercado com um dispositivo próprio. Isso ficou evidente em uma entrevista recente para a CNBC. O CEO da Leica, Andreas Kaufmann, abordou essa questão e a parceria com a fabricante chinesa de smartphones. “Meu sonho é lançar um smartphone Leica”, disse.

Talvez esse interesse da Leica tenha crescido após a empresa acompanhar os excelentes resultados da Huawei. A marca chinesa de smartphones assumiu a liderança no mercado chinês graças aos modelos P9 e P10 (justamente os que trazem tecnologia e assinatura Leica para fotografia). Para se ter uma ideia, a Huawei vendeu 73 milhões de unidades dos modelos só nos últimos seis meses.

make-every-shot-a-cover-shot

Durante a entrevista, Kaufmann disse ainda que modelos futuros da Leica com a Huawei podem vir com mais do que câmeras duplas. Uma tendência vista no modelo L16 da Light, que traz 16 lentes que geram arquivos de 52 megapixel. Embora mostre interesse em criar um dispositivo próprio da Leica, Kaufmann relatou que não sabe se a empresa tem os meios para realizar um projeto desses.

Será que um dia veremos um smartphone Leica com enfoque em fotografia de alto nível? Vale lembrar que Apple, Samsung, LG, Motorola e a Huawei são marcas que batem forte na fotografia como diferencial de vendas dos modelos mais caros. A Apple inclusive lançou o novo conceito de loja, contratando fotógrafos como consultores de venda e para ajudar a ensinar a fotografar com os iPhones. Workshops, caminhadas fotográficas e exposições agora fazem parte da rotina das novas Apple Store.

You need good people: Leica’s Kaufmann from CNBC.

Um dado importante: Kaufmann disse durante a entrevista que na visão dele todos os modelos de smartphone não estão adequados e nem foram pensados para a fotografia. Sobretudo para fotos de rua. “você tem que usar o celular na vertical, mas o ideal é na horizontal” diz ele.

fcameraBg

Por que a notícia é importante? Porque a Leica é uma marca clássica e respeitada da fotografia. A empresa foi feliz na parceria com a Huawei e as fortes vendas dos aparelhos dessa colaboração deixam claro o potencial para um modelo de smartphone Leica. A fotografia é um item crucial na guerra dos fabricantes desse mercado.