Smartfhox 3 meses atrás | Redação

Google Pixel e iPhone: uma boa notícia para o Google e uma má notícia para a Apple

Pixel 3 é o smartphone mais vendido nos Estados Unidos e iPhone com forte quedas nas vendas na China

por Revista FHOX
Pixel 3. Campeão de vendas nos EUA

O aparelho de ponta do Google foi o mais vendido nos Estados Unidos no último trimestre de 2018. É uma informação importante pois o país possui a maior economia do mundo. Segundo pesquisas recentes, o Pixel 3 deve seguir forte em 2019. A pesquisa do Strategy Analytics mostra que o Google Pixel bateu a Apple e a Samsung naquele país. Com crescimento de 43% nos últimos três meses do ano passado.

Trata-se de uma excelente notícia para o Google que avança em um mercado saturado e que na verdade já sente desaceleração nas vendas mundiais. Por que o Google avança? Porque as pessoas estão interessadas no aparelho pelas funções extremamente avançadas de inteligência artificial embutidas no aparelho. Inclusive na parte fotográfica. O que só reforça que o diferencial e a tendência da nova fase da fotografia (tanto em smartphones quando câmeras) vai estar na fotografia computacional.

Aliás Samsung e Apple estão sofrendo com quedas nas vendas em várias partes do mundo. Sofrem justamente por não lançarem recursos que surpreendam. Coisa que antes faziam. Por sinal, Apple teve uma péssima notícia essa semana. As vendas na China caíram 20% em um ano. Um tombo que surtiu efeito negativo nos resultados financeiros divulgados relacionados ao último trimestre de 2018. Segundo o IDC, o número de iPhones vendidos na segunda maior economia do mundo caíram 19.9% em relação a 2017. Em termos financeiros isso representa perda de quase 5 bilhões de dólares em vendas. Já que em 2017 a marca vendeu 18 bilhões de dólares e no ano passado bateu em 13.2 bilhões de dólares. Motivo? Falta de inovações que levem os consumidores daquele país a quererem comprar um iPhone.

Leia também: Movimento Imprimir 

Samsung e Apple. Os bons tempos ficaram para trás?

Faz todo sentido, basta notar que a Huawei cresceu 23.3% no mesmo período na China. Isso porque a marca oferece dispositivos cada vez melhores para fotografar. Com câmeras triplas, inteligência artificial e preço competitivo. Pior, a Apple estaria sentindo reduções de vendas em outros países. Na Índia, outro mercado estratégico, a Apple teve queda de 25% no último trimestre de 2018. Ou seja, a Apple precisa lançar um iPhone surpreendente nesse ano ou esse quadro pode se agravar ainda mais. Rumores indicam que a fabricante estaria considerando um modelo de ponta com câmera tripla. É esperar para ver. Em tempo: embora esteja levando a melhor contra a Apple na guerra dos smartphones, o Google teve que pagar quase 10 bilhões de dólares para a Apple. Motivo: a bolada é para ser o sistema de busca padrão dos iPhones. E em 2019 o Google deve pagar 12.2 bilhões de dólares para se manter como buscador oficial dos iPhones. Segundo a publicação do CanalTech: A Apple é um dos maiores canais de aquisição de tráfego para o Google.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.