Smartfhox 3 anos atrás | Redação

Google Fotos vai deletar automaticamente objetos indesejados de imagens

Inteligência artificial virou item estratégico para a gigante de tecnologia. E a fotografia tem papel importante nas novidades do Google

por Revista FHOX

08094fcb93488c3b

A novidade foi apresentada no evento I/O (conferência anual de desenvolvedores do Google). Durante a apresentação, Sundar Pichai, CEO da marca, mostrou que o Google Fotos vai deletar objetos e qualquer tipo de imperfeição da foto. Tudo de forma automática e sem deixar rastros. O exemplo usado foi de um garoto jogando beisebol com a grade em primeiro plano. No exemplo, a grade é deletada sem deixar qualquer vestígio ou imperfeição.

Ainda não está claro se a função estará presente no app do Google Photos. O enfoque da empresa é voltado para inteligência artificial. Toda a infra-estrutura da empresa está sendo remodelada para atender essas novas demandas.

Entre as outras novidades apresentadas no evento estavam os álbuns compartilhados de forma automática com outros usuários e o serviço de impressão de photo books. Outro recurso impressionante é o Google Lens que reconhece locais com o uso da câmera do smartphone.

Por que a notícia é importante? Porque mostra que o Google está evoluindo a computação para um novo patamar e a fotografia (e vídeos) tem papel relevante nesse processo. O alvo da gigante de tecnologia mudou do mobile first (dipositivos móveis) para AI first (inteligência artificial). Os servidores estão sendo convertidos para essa tecnologia. O enfoque é da aplicação da inteligência artificial para a solução de problemas.