Smartfhox 3 meses atrás | Leo Saldanha

Editional: um pioneiro aplicativo blockchain para ajudar a vender imagens e coleções de uma forma única e segura

App foi desenvolvido por um ex-gerente de produtos do Facebook. Com a ferramenta usuários criam “figurinhas” digitais únicas

por Revista FHOX

Toda semana saem inúmeras notícias de aplicações inovadoras com a tecnologia blockchain. Especialistas e empresas gigantes e pequenas concordam que uma revolução deve ocorrer entre 5 e 10 anos e terá impactos em todos os setores. Na fotografia não é diferente, aliás são muito comuns inovações envolvendo fotos e blockchain. Editional é uma prova disso. O app com tecnologia blockchain baseada em Ethereum (criptomoeda concorrente do Bitcoin) chega com uma proposta distinta. Primeiro é bom explicar que por enquanto o app só está disponível para iPhone. Segundo, o que o aplicativo faz é gerar imagens colecionáveis únicas. Cada foto vira um token (NFT) único que são registrados em Ethereum e dão total propriedade digital ao criador (ou a quem comprar o arquivo). Segundo a empresa, é a primeira ferramenta móvel do tipo com a tecnologia.

Digital e único – O que Editional faz é tornar possível criar essas coleções de imagens únicas com a câmera do smartphone e gerar álbuns inteiros que são únicos, mesmo sendo digitais. John Egan, CEO da empresa, traz na bagagem a experiência de ter trabalhado em alto cargo na maior rede social do mundo (Facebook). Ele comentou sobre o Editional para diversos sites de tecnologia do mundo.  “O Editional permite criar novos colecionáveis ​​com a mesma facilidade com que você cria qualquer outro tipo de conteúdo: com a câmera do seu telefone e no álbum de fotos. A diferença é que, como esses itens são próprios, você pode definir quantas edições do seu item colecionável serão disponibilizadas para outros usuários do aplicativo. O padrão é 5, mas pode ser até 99 ou apenas 2. ”

Leia também: FHOXCast em nova fase

Como funciona – Uma vez que colecionáveis ​​são criados, os seguidores podem reivindicar os tokens, apelidados de “edição”. Os proprietários têm o direito de revender edições em outros blockchains. Na prática, uma forma de entender essa ideia é fazer uma comparação com tiragens de fotos que são assinadas e trazem números na parte de trás da foto. O que Editional faz é a mesma coisa e com a decisão de quantidades de “tiragens” de acordo com o criador”. O que os criadores do aplicativo batizaram de Edição. “Como proprietário, você obtém direitos sobre a edição e um relacionamento mais próximo e consistente com o criador. Você também tem o direito de revender seus itens colecionáveis ​​em outros aplicativos blockchain, através de nossas conexões com parceiros de aplicativos.  Disse Egan. Editional foi pelo CEO junto com os também ex-funcionários do Facebook Cole Potrocky e ainda o membro da equipe de segurança do Facebook, Zac Morri.

Algo importante de se mencionar: além de ser grátis, o app é fácil de usar e não é necessário ter conhecimento em criptomoedas ou já ter investido nisso antes. A ferramenta não cobra do usuário para criar fotos únicas. O que é engenhoso do Editional são as características de rede social (provavelmente inspiradas na experiência dos profissionais no Facebook). Já que com o app, usuários podem conversar e “curtir” as coisas dos outros. Existe ainda a definição de uso com os contratos inteligentes, algo que a tecnologia blockchain permite. E mais: a empresa está ampliando a parceria com outras plataformas com blockchain para que mais negócios possam ser realizados entre compradores, criadores e parceiros.

Por que a notícia é importante? Na última Fotografar, o FHOX Trends apresentou cases e como essa tecnologia deve impactar de forma revolucionária o mercado fotográfico em poucos anos. O exemplo da Editional comprova isso e talvez dessas mudanças possam ser ainda mais rápidas do que imaginávamos. Nada impede do blockchain de fazer o blockchain retornar o valor para a fotografia digital assim como era no tempo do filme. Enquanto isso, próprio Facebook está investindo pesado nessa tecnologia. Marcas conhecidas e respeitadas de hardware como Sony e Samsung também. Então a pergunta que fica é: você está preparado para grandes transformações?

Saiba mais e baixe o app clicando aqui: https://editional.com/

Leia também: Movimento Imprimir 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.