Smartfhox 6 meses atrás | Leo Saldanha

As novidades que devem sacudir o MWC (Mobile World Congress)

Um dos maiores eventos de tecnologia voltado para dispositivos móveis vai acontecer em Barcelona na próxima semana. E com grandes novidades tecnológicas na fotografia

por Revista FHOX

Um dos principais eventos voltados para esse mercado de dispositivos móveis vai acontecer em Barcelona do dia 25 a 28 de fevereiro. A Mobile World Congress deve ter muitas inovações importantes para a fotografia com smartphones. Veja o que deve ser lançado por lá…

OPPO confirmou os rumores e vai lançar o primeiro smartphone do mundo com 10x de zoom (híbrido: ótico e digital). Uma inovação que não existia em smartphones até então. Com câmera tripla, a empresa lançou um vídeo para mostrar a tecnologia em ação. De fato é incrível.

A fabricante chinesa Huawei deve lançar a tecnologia super rápida de conexão de internet sem fio que vai tornar o acesso a internet muito mais rápido para dispositivos móveis. Algo que só deve tornar a conectividade cada mais presente e influenciar todos os recursos de inteligência artificial, realidade aumentada e outras funções. Em breve teremos a internet móvel tão rápida que nem vamos mais perceber a diferença entre wifi e o 5G.

 

Leia também: Movimento Imprimir 

Espera-se também que a Huawei apresenta algo surpreendente em termos de smartphone. A especulação é que um modelo dobrável ou flexível seja lançado no evento. Já no dia 26 a marca deve apresentar o P30 e tudo indica que terá um poderoso zoom. Resta saber se será tão forte quanto do OPPO. Segundo rumores, o aparelho terá quatro câmeras na sua versão mais sofisticada.

 

Xiaomi é mais uma marca chinesa que promete dar trabalho para Samsung e Apple. O aparelho novo Mi 9 oferece câmera tripla e sensor Sony com 48 megapixels. Uma das lentes é grande angular, uma outra angular e outra zoom.

 

Nokia Pure View. A fabricante que no passado tinha 80% do mercado deve anunciar grandes novidades no evento. A expectativa é que o aparelho tem várias lentes (5) e qualidade de 64MP. Parece que vai ser poderoso para fotografias.

 

Samsung. A fabricante líder mundial em smartphones já anunciou os novos modelos de ponta. O evento Galaxy Unpacked da marca anunciou os modelos Galaxy S10 e S10+. Cada um com câmera tripla (nova regra desse mercado). A empresa também lançou os modelos S10e mais acessível e com câmera dupla e o S10 5G. Esse último é o maior da categoria. Com recursos engenhosos de filtros e desfoque de fundo em tempo real. Todos os smartphones apresentados vem com estabilização ótica e lentes fixas ultra-wide. A nova série S10 traz a câmera de selfie junto com a tela. No caso das câmeras triplas. A tecnologia envolve uma lente com 12MP (grande angular) outra de 12MP zoom  e uma terceira com 16MP ultra grande angular. As aberturas são f/1.5 e f/2.4.Talvez a grande surpresa entre os lançamentos seja o modelo dobrável, o Galaxy Fold pode ser dobrado e é bem grande quando aberto (7.3 polegadas). Mais surpreendente é que o dispositivo traz seis câmeras ao todo considerando três na traseira, duas frontais e uma só para selfie. Nesse caso as três câmeras traseiras vêm com duas de 12MP e uma de 16 megapixels (zoom, uma grande angular e principal). A câmera de selfie vem com 10MP, 8MP para identificação facial e profundidade de campo e outra câmera de autorretrato com 10MP.

 

Tendências: se até o ano passado a grande novidade eram as câmeras triplas em smartphones (e a inteligência artificial) parece que em 2019 as múltiplas lentes serão cada vez mais frequentes. Cinco, seis ou mais câmeras para ajudar a criar fotos melhores. Resolução: o novo padrão é do sensor da Sony IMX que oferece 48 megapixels. Tirando a contagem de pixels, o que parece certo é o avanço dos dispositivos flexíveis que podem ser moldados como o usuário quiser. Ou seja, os smartphones ficarão moldáveis, mais rápidos e com muito mais câmeras (inteligentes). Uma certeza nesse cenário de transformação é que a vida da Apple e da Samsung ficará muito mais difícil com a forte competição das inovações desse mercado.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.