Smartfhox 2 dias atrás | Leo Saldanha

Apple e o Google: os dois melhores apps do ano são de imagem

Spectre para iOS e Glitch foram escolhidos os aplicativos de 2019 de acordo com as duas plataformas para dispositivos móveis

por Revista FHOX

Anualmente Apple e Google elegem as melhores aplicações em imagem, games, produtividade e mais. Nós separamos aqui as eleitas do mundo da imagem que é o que nos interessa. Embora também tenhamos inserido outro aplicativo engenhoso por envolver criatividade e mistura analógica e virtual. Vamos começar com a escolhida pela Apple.


A Apple elegeu o app Spectre como o melhor do ano. Spectre cria fotos em longa exposição além de deletar pessoas da imagem. Muito sofisticado e usando recursos impressionantes que são oferecidos em modelos de ponta como iPhone 11 Pro e Pixel 4. E tudo em um aplicativo. A escolha só comprova o avanço dessa nova fase da fotografia computacional. Esse prêmio de melhor app do ano da Apple não é pouca coisa. O aplicativo foi criado pela mesma empresa que desenvolveu o Halide, outra aplicação fotográfica. O que o app Spectre faz é combinar centenas de foto clicadas entre 3 e 9 segundos. Para depois gerar o efeito de longa exposição. Antes essa função era restrita em câmeras DSLR ou mirrorless. “Se você quiser fazer longa exposição com uma câmera tradicional você precisa de tripé e filtros e ainda conhecer muito de fotografia” disse Bem Sandofsky, um dos desenvolvedores do Spectre. “com nosso app qualquer um consegue esse efeito no iPhone” completou em entrevista para o site CNET. Ele disse ainda que a decisão de criar o aplicativo foi de justamente possibilitar que um parente ou amigo consiga criar isso só apertando um botão. A grande diferença que o Spectre tem é que ele não se limita a criar só uma imagem final. Já que ele salva todo o processo da exposição em um arquivo Live Photo da Apple. Dessa forma, o usuário pode rever a cena e publicar como uma única foto, vídeo ou até mesmo das duas formas.

Leia também: R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox

Spectre foi lançado em fevereiro passado antes mesmo de serem lançadas as novas versões do iPhone ou do Pixel 4 do Google. Dois aparelhos que criam fotos usando tecnologia similar que combina várias fotos para gerar uma fotografia melhorada. Agora com esses dispositivos mais sofisticados, a ideia é que o Spectre receba atualização com efeitos ainda mais impressionantes para esses smartphones de ponta. O único “porém” é que o Spectre não é grátis. O aplicativo custa 3 dólares na loja da App Store para iOS e é exclusivo para Apple.

O anúncio da Apple aconteceu em um evento em Nova York nessa semana. A escolha é feita nesse evento e considera não o número de downloads, mas sim critérios como usabilidade, popularidade, storytelling, criatividade e design. A votação envolve 130 editores da App Store que participam na escolha de aplicativos de todos os tipos e de todas as partes do mundo. A última palavra na lista com a sugestão final fica com Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple.

Curiosidade: o vencedor de aplicativo do ano para iPad foi a Moleskine. Com o App Flow by Moleskine. O aplicativo para tablet da Apple custa 12 dólares por ano ou 2 dólares por mês. Basicamente o usuário pode desenhar, escrever e criar ilustrações. Tudo reproduzindo o lendário bloco de notas da marca analógica. A Apple escolheu esse aplicativo como o melhor do ano por manter a elegância de uma marca icônica na experiência digital para o tablet.


Já o Google elegeu o Glitch como app do ano. São mais de 100 filtros para vídeos e parece que o enfoque é ajudar o usuário a melhorar os vídeos para redes sociais como Instagram ou TikTok. Curiosamente a escolha foi no mesmo período da Apple (como é fim de ano isso era esperado). Glitch Video Effects e Video Editor permite ao usuário fotografar e filmar e depois usar mais de 100 filtros e efeitos em tempo real. Tem por exemplo o filtro VHS Retro, Shadow, Neon e XRay. O usuário pode importar músicas e inserir nos vídeos. A ideia é facilitar a vida dos influenciadores em diferentes plataformas como Snapchat, Instagram, Facebook, IGTV e TikTok. Os números do aplicativo são impressionantes. Com 10 milhões de downloads e 62 mil avaliações na Playstore com notas entre 4.6 de 5 estrelas. O preço? 10 dólares.

O que ambas aplicações têm em comum? Tanto Spectre quanto Glitch enfocam nas imagens em movimento. Tudo em um momento em que o 5G começa a se expandir e deve prevalecer nos próximos anos. Com velocidade mais de 20 superior que o 4G, o 5G deve expandir exponencialmente o vídeo para os próximos anos.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!