Smartfhox 3 anos atrás | Diogo Amorim

Aplicativo calcula as calorias de uma refeição usando fotografia

Com o "Meal Image Analysis" você recebe as informações nutricionais da sua refeição direto na tela do celular

por Revista FHOX

O fenômeno de fotografar a comida para postar nas redes sociais parece ter inspirado a Sony a criar o “Meal Image Analysis”. O conceito é bem simples: basta tirar uma fotografia da refeição que queremos analisar e carregar a imagem na aplicação. O software reconhece os alimentos e apresenta as informações nutricionais, de acordo com uma base de dados.

comidaPitipat Usanakornkul/Shutterstock.com

Além de calcular as calorias da refeição, o app também apresenta conselhos personalizados para cada utilizador, levando em conta os objetivos pessoais do usuário e dados como peso, altura e prática de atividade física. Infelizmente, por agora, o aplicativo está restrito aos usuários japoneses, mas nos próximos meses deve ser testado em outros países. A Sony também afirmou que o aplicativo fará parte de uma nova solução no Japão chamada “Work Performance Plus”. Dessa forma, a empresa irá trabalhar com diversos executivos visando ajudá-los a melhorar a saúde dos seus empregados.

Outros aplicativos parecidos

Em 2015, o Google lançou o “Im2Calories”, que tem um conceito parecido com o desenvolvido pela Sony. A única diferença é que o aplicativo do Google não vem com o aconselhamento personalizado.

>> Como o Instagram influencia na alimentação das pessoas

Na AppStore é possível achar outros aplicativos, como MyFitnessPal, FatSecretTecnonutri, que oferecem aconselhamento nutricional. No entanto, a maioria funciona com uma lista de alimentos e não com a possibilidade de identificá-los através da fotografia. Tal como o do Google, baseiam-se unicamente no valor médio diário de calorias aconselhado, que é calculado levando em conta indicadores como sexo, idade, regularidade nas atividades físicas e saúde. Esses aplicativos somam as calorias ingeridas ao longo do dia e quando o valor máximo aconselhado é atingido, o usuário é alertado.