Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Adobe cria App para facilitar a utilização de assets tridimensionais

adobe-project-felix-capa

Pensando na dificuldade que os designers normalmente têm para combinar objetos em 2D e 3D para completar um trabalho, a Adobe criou uma nova ferramenta chamada Project Felix, que é utilizada justamente para facilitar a vida dos usuários.

A interface do Project Felix se parece com a maioria dos softwares de modelagem 3D e animação, mas não tem as ferramentas necessárias para criar novos elementos. Em vez disso, ele assume que você já tem os modelos 3D necessários para serem integrados numa foto existente.

adobe-project-felix-3 (1)

O app é separado em duas partes: um modo de design e outro de renderização. O “design mode” é uma ferramenta de composição em 3D que conta com alguns recursos que detectam automaticamente a iluminação da cena e ajustam a origem da luz para a posição mais adequada. Isso faz com que sombras e reflexos tenham uma aparência realista e adequada. O programa também alinha os objetos com o horizonte. As mudanças feitas no modo de design podem ser visualizadas em tempo real na guia de renderização.

O software também gera um documento 2D com camadas que podem ser levadas para o Photoshop, para realizar ajustes finos.O Project Felix permite a aplicação de texturas personalizadas, imagens, cor e outras propriedades num modelo 3D.

Outra característica interessante é que os designers não precisam se preocupar com polígonos nem configurações avançadas dos itens em 3D, já que os objetos tridimensionais importados não podem ser editados dentro do Felix.