Lançamentos 5 anos atrás | Diogo Amorim

Sigma anuncia lente 20mm f/1.4 ART considerada pela fabricante a melhor da categoria

Projetada para fotos de paisagem e astrofotografia, bem como retratos e fotografias 'indoor' com baixa luz

por Revista FHOX
Sigma 20mm f/1.4 DC HSM ART. Créditos: divulgação
Sigma 20mm f/1.4 DC HSM ART. Créditos: divulgação

Com informações do Resumo Fotográfico

A Sigma anunciou no mês de outubro sua nova lente para a série ART, que representa as melhores lentes da fabricante na atualidade. Trata-se da Sigma 20mm f/1.4 DG HSM ART, voltada para câmeras DSLR full-frame da Canon, Nikon e Sigma, e é considerada pela fabricante a primeira lente full-frame 20mm f/1.4.

Segundo a empresa, ela foi projetada para fotos de paisagem e astrofotografia, bem como retratos e fotografias ‘indoor’ com baixa luz. Destacam-se também o motor de autofoco rápido e silencioso HSM (Hyper Sonic Motor) e o bokeh suave, composto com o uso de um diafragma de nove lâminas arredondadas.

A lente integra 15 elementos internos em 11 grupos, com tratamentos nos vidros que minimizam flare, efeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente.

A Sigma informou ainda que utiliza um vidro asférico duplo de 59mm, as lentes asféricas são feitas usando um vidro moldado especial e, embora elas ainda tenham uma superfície curva, elas não são inteiramente esférica. Produto este de difícil produção, e que representa o auge da séria ART em termos de construção ótica.

O fotógrafo pode usar o sistema USB dock da Sigma para ajustar e calibrar a lente, e atualizar versões de firmware. Seu peso é de 950 gramas e a distância mínima de foco é de 27,6 cm. Um detalhe é que não possui roscas para acoplar filtros, comum em  muitas lentes grande angulares. O preço de lançamento é US$ 899,00.