2 semanas atrás | Leo Saldanha

Shutterstock anuncia as tendências criativas para 2020

Tradicionalmente nessa época do ano a empresa digital divulga o que deve dominar a estética no design e em imagens no próximo ano

por Revista FHOX

A FHOX recebeu o relatório produzido com dados da Shutterstock que indica as principais tendências criativas e visuais para 2020. São dados que ilustram as prováveis preferências em imagens, vídeo, música e que devem inspirar as campanhas de marketing das principais marcas do mundo. Algo que serve também para indicar caminhos para empreendedores da imagem como fotógrafos, videomakers e empresários da fotografia. O Relatório Anual de Tendências Criativas aborda tendências globais e ainda por país. Segundo a Shutterstock são informações que mostram um panorama completo em relação a questões como estética e cultura visual. De acordo com o estudo serão três principais tendências criativas:

Os loucos anos 2020 – “um século após a década de 1920, o visual que definiu uma era está de volta e no centro das atenções em todo o mundo. As pesquisas por “padrão dourado” aumentaram 4223% em relação ao ano anterior e “década de 20 retro” teve um aumento de 189% em relação ao ano anterior.”

Ocultura – “crenças alternativas e crenças milenares estão encantando a geração Y, geração Z e geração alfa, mostrando um interesse renovado nos principais canais e nas redes de mídia social em particular. Os clientes estão pesquisando palavras-chave como “mágica” e “espiritual”, um aumento impressionante de 525% e 289%, respectivamente, no ano passado”. 

Flores poderosas – “esqueça arranjos elegantes e displays delicados. Os visuais florais de amanhã são grandes, brilhantes e em plena floração. O aumento de 141% nas pesquisas por “paisagem de flores” e 136% de aumento em “flor” tornam essa uma tendência vívida para o próximo ano”.

Outro avanço evidente é da força do vídeo. A publicação da Shutterstock traz os dados da eMarketer que apontam o crescimento de 11% no consumo de vídeo entre os usuários em 2018. O que torna o vídeo o recurso que mais cresce em todas as plataformas digitais. 

Aqui a questão que surge então é: você faz vídeo? Seja para divulgação, ou como parte da oferta dos seus produtos e serviços? Não olhar para vídeo é desperdiçar uma grande oportunidade de negócios e visibilidade. 

O relatório apresenta também os locais favoritos em 25 países e cinco tendências em ascensão que prometem ganhar força em 2020. No Brasil, a cultura pop dominará as referências criativas neste ano, com a ascensão do pop retrô. O relatório anual analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses a partir de bilhões de pesquisas de clientes em busca de imagens, filmagens e conteúdo musical. Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, identificam padrões e estilos que têm potencial para se destacar. À medida que os temas surgem, o painel determina as tendências que eles esperam comandar projetos criativos em 2020.

Comece 2020 no R.U.M.O. certo – Conheça a atividade da ENF que vai ajudar você em seus negócios

 

“Os dados deste ano apontam para a busca de significado, felicidade e oportunidade em novos projetos criativos – características que podem refletir a incerteza em nosso clima e no próximo ano”, disse Lou Weiss, CMO da Shutterstock. “A análise, baseada em dados de bilhões de pesquisas de palavras-chave feitas por profissionais de marketing, gerentes de mídia social, produtores de vídeo e designers, fornece uma visão das tendências criativas que esperamos envolver os consumidores em uma escala muito maior. Também serve como fonte de inspiração para nossos clientes e colaboradores à medida que desenvolvem projetos criativos em 2020.” As tendências em ascensão variam de pilares de design, como “minimalismo em preto” e artes tradicionais, incluindo “Pintura chinesa” para fotografias elegantes e visuais modernizados, como “vida na natureza” e fotografia esportiva. 

O relatório deste ano não apenas oferece coleções selecionadas manualmente para cada uma das tendências das imagens, vídeos e músicas da Shutterstock, mas também inclui imagens da Offset e da Shutterstock Editorial. Veja tudo aqui: https://www.shutterstock.com/blog/trends/pt/2020-creative-trends

Adobe Stock, Depositphotos, Storyblocks também fizeram a divulgação das tendências visuais e criativas para o ano que começa. Saiba mais clicando aqui: as tendências visuais segundo os principais bancos de imagens. 

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ