Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

ShopAI: um sistema com inteligência artificial para encontrar roupas similares em lojas on-line

ShopAI foi destaque no site Público de Portugal. A ideia surgiu a partir de amigos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Rui Machado e Hélder Sousa Russa. A criação é distinta de outras por não envolver um aplicativo. Na verdade se trata de um botão para que marcas de roupas pudessem colocar a função dentro dos seus próprios sites e sugerir assim produtos semelhantes. Foi então no começo de 2018 que os fundadores foram contatados com uma empresa da África do Sul.

Leia também: Movimento Imprimir 

A sul-africana Zando investiu dando uma oportunidade de testar o sistema na empresa. A ShopAI usou a inteligência artificial para treinar milhares de imagens. Depois a aplicação foi instalada e colocada para rodar no site da Zando. Para o usuário basta entrar no site da Zando clicam no botão de uma câmera fotográfica e assim podem fotografar o que estão vendo para que assim possa ver produtos similares do catálogo. Mais do que cruzar o visual, a aplicação cruza dados do negócio como estoque, cliques, taxas de conversão e isso permite para as empresas personalizem a experiência. A ideia deu tão certo que a ShopAI já foi contratada pela Reebok e Adidas daquele da África do Sul.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.