Inovação & Tech 2 anos atrás | Leo Saldanha

Será que o Nokia PureView vai voltar?

HMD Global comprou a Nokia em 2015 e parece que pode voltar com novas câmeras com a assinatura PuereView

por Revista FHOX

Lembra quando a Nokia era líder de mercado em smartphones e celulares? Em 2007 (ano em que Apple lançou o iPhone) a Nokia tinha 49% de mercado. A fabricante chegou a lançar modelos com câmera que marcaram época nos anos 2000. Depois criou a linha PureView de alta qualidade para fotografar com smartphone. Um dos destaques naquele momento era o Lumia em 2012 (dispositivo que vinha com 41 megapixels e lente Carl Zeiss). Depois a Nokia acabou comprada pela Microsoft. E em 2015 foi comprada mais uma vez, agora pela HMD Global (Finlândia). A princípio, a empresa não tinha direitos sobre a marca PureView, mas isso mudou no último dia 18 de agosto. Fato que foi confirmado pelas instituições que representam marcas e patentes na Europa. Agora a HMD Global detêm a assinatura fotográfica da Nokia. E com isso aumentaram os boatos que algo diferente vem por aí.

O fato é que a Nokia já voltou ao jogo com várias novidades. Basta ver o Nokia 8 que foi lançado nesse ano. O modelo tem câmera dupla traseira (13MP) e uma câmera frontal (13MP). E o diferencial de trazer as lentes Carl Zeiss. Uma expectativa é que a HMD Global lance o Nokia 10 e que ele virá com duas câmeras frontais e cinco câmeras traseiras com uma série de recursos fotográficos sofisticados. Será que a Nokia se animou com as últimas investidas bem sucedidas da Huawei com câmeras triplas e lentes Leica? Afinal, a fabricante chinesa ultrapassou a Apple e é vice-líder de mercado só atrás da Samsung. É esperar para ver.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX. 

 

 

 

 

.