Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Samsung lança novo sensor com 200MP

Fabricante surpreende mais uma vez com a nova tecnologia pixel binning. Trata-se do primeiro sensor com essa capacidade no mundo

A Samsung anunciou um sensor de câmera com resolução de 200 megapixels (MP) que provavelmente será lançado em futuros smartphones Android para competir com o iPhone da Apple. Segundo rumores, os novos sensores não devem estar no Samsung S22 (mas isso não foi confirmado). O novo sensor de alta potência, Isocell HP1 , supera as melhores câmeras disponíveis nos smartphones de hoje e estabelece um novo recorde para a tecnologia de pixel sobretudo na questão do foco automático com pouca luz. Em situações de baixa luminosidade, a Isocell HP1 da Samsung usa uma tecnologia pixel-binning que usa um layout de dois por dois, quatro por quatro ou pixel completo, dependendo do ambiente. É uma técnica de pixel que a Apple não usou no iPhone 12 , mas que várias marcas de telefones Android estão usando para melhorar a cor em uma imagem a partir de um único pixel. Ele faz isso criando um número menor de pixels de qualidade superior. 

Samsung has introduced the world's first 200MP camera sensor

O Isocell HP1 pode se transformar em um sensor de 12,5 MP com pixels maiores ao mesclar 16 pixels adjacentes. “O ISOCELL HP1 pode gravar 8K de vídeos a 30 quadros por segundo (fps) com perda mínima no campo de visão. O HP1 mescla quatro pixels vizinhos para reduzir a resolução para 50MP ou 8.192 x 6.144 para 8K (7.680 x 4.320) vídeos sem a necessidade de cortar ou reduzir a resolução total da imagem”, segundo a Samsung em um comunicado à imprensa.

isocell-hp1-gn5-main1.jpg
O Isocell HP1 pode se transformar em um sensor de 12,5 MP com pixels maiores ao mesclar 16 pixels adjacentes. 

Vale mencionar que a Samsung usou pixel binning para melhorar as fotos no Galaxy S21 Ultra com seu sensor de câmera de 108MP. Essa tecnologia reforça a flexibilidade de um sensor de imagem para lidar com diferentes condições de luz, alterando como o sensor de imagem coleta luz. Também inclui algoritmos de processamento de imagem que transformam os dados brutos do sensor em uma foto ou vídeo. Pixel binning combina dados de grupos de pixels no sensor para criar, na verdade, um número menor de pixels de alta qualidade. Outras marcas como Xiaomi e Huawei também usam recursos similares e isso acaba virando um argumento de marketing quando anunciam a qualidade de suas câmeras.A Samsung diz que s pixels criados pela técnica podem absorver mais luz e se traduzir em fotos mais claras e nítidas em condições de pouca luz. Ele observa que o sensor pode capturar imagens de ultra-alta definição em smartphones e fazer isso de forma mais eficiente. Tudo indica que o mote de marketing dos fabricantes será cada vez mais destacar câmeras melhores e aliar isso com a tecnologia 5G. O primeiro smartphone do mundo com esse novo sensor pioneiro da Samsung estará disponível em um aparelho da Xiaomi.

Xiaomi terá o primeiro smartphone com sensor Samsung de 200 MP - Pplware