Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Ray Ban Stories: os óculos inteligentes e com câmera do Facebook

Novidade foi anunciada ontem (9), óculos de sol fotografa e filma e vem com recursos de realidade aumentada

Um produto como este anunciado pelo Facebook não chega a ser uma novidade. Basta lembrar que o Snapchat também lançou faz alguns anos o Spectacles. A diferença é que o Facebook é um gigante dono do WhatsApp e Instagram e conta com bilhões de usuários ativos diários no mundo.

O primeiro hardware do Facebook chega em colaboração com Ray-Ban, uma marca reconhecida na moda e no mercado de óculos de sol. O Ray-Ban Stories traz uma série de funcionalidades como:

Facebook e Ray-Ban apresentam seus primeiros óculos inteligentes - Super  Smartphones
  • Duas câmeras para fotografar e filmar 
  • Ouvir podcast
  • Vem com um assistente de voz para que você possa fazer tudo sem as mãos

As funções tecnológicas e inteligentes do Ray-Ban Stories como foi destacado pelo site Future Behind:

  • Instant Camera Capture: fotografia e vídeo instantâneo – até 30 segundos – que permite captar momentos espontâneos através das duas câmeras integradas 5MP na frente. E existe uma luz LED que se ilumina para as pessoas à sua volta saberem que está a tirar uma fotografia ou vídeo;
  • Stylish Design: é possível escolher a armação que melhor se enquadra a cada estilo. ‘Ray-Ban Stories’ vem em três estilos: ‘Wayfarer’, ‘Round’ e ‘Meteor’, e em cinco cores
Facebook's Ray-Ban Stories 'Smart' Glasses With 5-Megapixel Dual Cameras,  Open-Ear Speakers Launched | Technology News
  • Built-In Audio: o ‘Ray-Ban Stories’ tem open-ear speakers integrados, um three-microphone audio array para uma excelente transmissão de voz e maior riqueza sonora para as chamadas e vídeo;
  • Botão ou ‘Facebook Assistant’: é fácil capturar o ambiente que rodeia, através de fotografias ou vídeos com um botão de captura ou comandos de voz do ‘Facebook Assistant’;
  • ‘Facebook View’: O ‘Ray-Ban Stories’ está associado com o ‘Facebook View’, por isso é possível partilhar o que está a acontecer com amigos e seguidores nas redes sociais. A aplicação ‘Facebook View’ facilita o processo de importar, editar e partilhar conteúdo capturado através dos smart glasses para as restantes aplicações do telefone: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Twitter, TikTok, Snapchat, etc.
Introducing Ray-Ban Stories: First-Generation Smart Glasses - About Facebook

“Nossa missão é ajudar a construir ferramentas que ajudem as pessoas a se sentirem conectadas a qualquer hora, em qualquer lugar”, disse Monisha Perkash do Facebook. “Queremos criar um senso de presença social, a sensação de que você está ali com outra pessoa compartilhando o mesmo espaço, independentemente da distância física.” A executiva é quem lidera a equipe de produto da divisão Reality Labs da empresa, que tem o objetivo final de construir verdadeiros óculos de “realidade aumentada” – dispositivos que cumpririam a promessa – que o Google Glass falhou em cumprir – de colocar uma camada digital sobre a própria realidade. Na primeira fase, os óculos não vão necessariamente entregar toda essa experiência híbrida completa de imersão com realidade aumentada. Ou seja, vai ser algo que será expandido com o tempo. “Esperamos que a tecnologia seja boa o suficiente, estamos focados no que podemos habilitar agora. Estamos entregando o primeiro par de óculos inteligentes que combinam forma e função. ” disse Monisha. O Facebook disse ainda que estes óculos foram criados para ajudar as pessoas a viverem o momento e ao mesmo tempo se conectarem com outras pessoas. A preocupação da empresa é de tornar fluida esta convivência entre o mundo real e o digital. 

Como são os óculos? Ele conta com duas câmeras em cada suporte e com 5 megapixels. Ray Ban Stories capta fotos com 5 MP e vídeos com até 30 segundos. O que neste ponto torna o dispositivo muito similar aos óculos do Snapchat. A diferença é que o do Facebook também tem alto-falantes que permitem chamadas de voz e para controlar as funções dos óculos só usando comandos de voz. Quanto vai custar? 299 dólares. Talvez o ponto mais sensível deste lançamento seja a questão da privacidade, sobretudo pelo histórico do Facebook quanto a isso. A empresa disse que incorporou a privacidade diretamente no design do produto e na funcionalidade da experiência completa. Com botões para ligar e desligar tanto a câmera quanto as outras funções. Quando fotos ou vídeos são feitos acende uma luz LED avisando quem está próximo que os óculos estão em uso. Vale lembrar que a experiência do Snapchat não pegou, o Facebook diz que dessa vez será diferente porque é um item de moda e feito em parceria com uma fabricante da indústria. É esperar para ver. 

Ray-Ban Stories review: Facebook's first smart glasses look so normal, but  feel so familiar - CNET