Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Quando a inteligência artificial é criativa

Portrait of Edmond Belamy criado pelo coletivo artístico do Paris Obvious

A notícia repercute em sites de notícia e de tecnologia do mundo todo. O lance pela obra Portrait of Edmond Belamy criado pelo coletivo artístico do Paris Obvious foi leiloado por R$ 1,5 milhão. O coletivo usou um programa de inteligência artificial que gerou um algoritmo. O sistema foi alimentado por uma rede neural com 15 mil retratos do século 14 até o século 20.

O leilão ocorreu na Christies em Nova York no dia 25 de outubro. O lance inicial era de 7 mil dólares e acabou sendo vendido por 432.500 dólares. Para se ter uma ideia obras de Andy Warhol e Roy Lichtenstein foram vendidos no mesmo dia e na mesma casa por menos de 100 mil dólares. Cada vez mais artistas vem usando algoritmos e tecnologia de IA para criar obras. E a julgar pela venda desse retrato, o mercado para robôs criativos vai crescer e muito nos próximos anos.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.