Inovação & Tech 2 anos atrás | Redação

Quando a inteligência artificial cria retratos hiper-realistas

Pesquisadores da NVIDIA surpreendem mais uma vez usando a IA dessa vez na geração de retratos extremamente reais

por Revista FHOX
As faces da esquerda foram criadas em 2014. As da direita em 2018. Foto: NVIDIA

Imagine poder criar um retrato de alguém que nem existe. Ou talvez criar retratos de pessoas que existem, mas sem a necessidade que elas estejam de verdade em algum lugar para as fotos. A inteligência artificial vem avançando com força e a novidade anunciada pelos pesquisadores da NVIDIA é surpreendente. Um artigo publicado pela empresa detalha o sistema que gera retratos hiper-realistas de pessoas com a ajuda de um algoritmo. Nem dá para dizer quem é humano da simulação. Usando a tecnologia batizada de GAN (Generative Adversarial Networks), um gerador de imagens que está tão sofisticado que é capaz de distinguir elementos separados. Empregando duas redes neurais que se contradizem e que assim treinam o computador para aprender sobre os dados e gerar os arquivos de forma real. Esse algoritmo pensa em uma imagem combinando estilos e efeitos. Considera questões como cabelo, formato do rosto, cores dos olhos, pele e face.

Mais rostos gerados pelo algoritmo da NVIDIA

O sistema é capaz de criar os retratos com variações e detalhes impressionantes. O vídeo publicado pela NVIDIA mostra como tudo funciona. As aplicações disso são variadas, desde usos comerciais até quem sabe para o desenvolvimento de ideias mais artísticas. Vale lembrar que os mesmo pesquisadores usaram uma tecnologia semelhante para criar vídeos realistas com celebridades.A propósito, 2018 foi o ano em que vimos o mercado da arte ser impactado por coletivos que usam inteligência artificial para criar obras de arte e faturar bem com isso.

Leia também: Movimento Imprimir 

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.