Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Parece que a Adobe quer ajudar na luta contra o “fake news”

Foto: Tech Times
Foto: Abobe

É comum ouvirmos a frase: “ah, tem Photoshop” entre outras derivações. Pois a Adobe mostra que está atenta as oportunidades e resolveu usar todos os recursos (e dados) que tem do Creative Cloud para lançar mais uma inovação. O fato é que a Adobe investe cada vez mais em tecnologias com inteligência artificial. Seja para retoques automáticos e melhorias no fluxo. A empresa desenvolve ainda ferramentas de controle dos programas com a voz. A novidade que identifica fotos alteradas foi apresentada nesse mês durante a conferência de visão computacional e ainda está dando os primeiros passos.

Como funciona com aprendizado de máquina, o sistema deve evoluir rapidamente. Com o sistema novo, os usuários poderão saber se foto foi photoshopada em três situações: junção de imagens (combinação de fotos digitais), clonagem (do tipo cópia e cola) e remoção (quando a foto tem algum item retirado).

O uso desse algoritmo terá aplicações das mais variadas. Desde investigação até em concursos de fotografia ou para empresas de notícia. E sobretudo na checagem de “fake news”. Quem sabe em um futuro próximo a função esteja disponível nas redes sociais para saber na hora se a imagem tem ou não Photoshop. A Adobe criou o sistema com um treinamento com outras fotos. A ferramenta aprende com o padrão e as inconsistências de cada foto. E segundo consta, a Adobe criou a ferramenta justamente pensando na verificação da autenticidade de notícias e posts nas redes sociais. Só resta saber quando a tecnologia chegará ao mercado. Saiba mais: Computer Vision Research paper.

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS EM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 4 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.