Inovação & Tech 1 ano atrás | Leo Saldanha

O uso da imagem muito além da fotografia

Dois apps recentes mostram que a tecnologia e os aparelhos móveis geram inovações que ajudam empresas e questões de saúde

por Revista FHOX

Nós já mostramos aqui no site da FHOX aplicativos engenhosos usados para os mais variados fins. Caso de um app que usa a câmera e se conecta com o médico do paciente para mostrar que ele tomou os remédios. O fato é que as aplicações seguem evoluindo e a própria imprensa mostra isso com frequência. Trazemos dois exemplos fascinantes que mostram a variedade de funções disponíveis no mercado.

A primeira delas envolve uma questão de saúde. Pesquisadores da Universidade Emory dos Estados Unidos criaram um algoritmo que analisa a coloração das unhas a partir de imagens feitas com smartphone. Após a análise, o recurso diz pela coloração das unhas se a pessoa está com anemia. Basta uma foto de um smartphone simples para saber na hora se está com o problema. Com isso, milhões de pessoas do mundo todo poderão dispensar coletas de exame de sangue para identificar anêmicos. As unhas são um bom indicador para o nível hemoglobina no sangue.  A propósito, hoje são 2 bilhões de pessoas no mundo que sofrem com  esse problema. O app com o serviço deve estar disponível já no meio do ano que vem.

A segunda aplicação é mais voltada para negócios. Um aplicativo que usa inteligência artificial para controlar a posição dos produtos nas gôndolas dos mercados. Shelfpix foi criado por uma empresa de São Paulo, a notícia foi destaque no site da Pequenas Empresas e Grande Negócios. Os especialistas contratados pelas marcas para ver a exposição dos produtos nos supermercados agora passaram a usar os smartphones e assim verificar se estão expostos da forma correta no ponto de venda. E isso só ocorre graças a câmera do aparelho. O app em destaque na matéria da PEGN aproveita a câmera do smartphone combinado com um sistema de inteligência artificial. O analista deve chegar perto da prateleira e fotografar alguns ângulos e na sequência a ferramenta faz a avaliação inteligente.

O sistema não só analisa e sugere o melhor posicionamento dos produtos. Segundo os desenvolvedores, o app melhora com o tempo (com aprendizado de máquina) e ajuda nos resultados de vendas. Até agora a empresa que lançou o app conta com quatro clientes (gigantes). Segundo a matéria da publicação, a Shelfpix levou três anos para desenvolver o produto e investiu U$ 1 milhão de dólares. Sem revelar faturamento, a empresa já está em negociação com outras 15 grandes empresas. Os dois exemplos mostram que a fotografia e imagem de uma forma geral se tornou uma importantíssima moeda digital.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.