Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Novo filtro protege fotos digitais contra reconhecimento facial

Uma foto sua é publicada na internet ou nas redes sociais e você é marcado automaticamente. Quem nunca passou por isso? Muitas vezes essa marcação ocorre sem permissão do usuário. Pois a Universidade de Toronto trabalha nesse momento no desenvolvimento da novidade. O sistema de inteligência artificial foi criado pelo professor Parham Aarabi junto ao estudante Avishek Bose. O algoritmo embaralha e confunde as informações da imagem para que outros programas não consigam identificar a pessoa da foto. O que é mais curioso é que a dupla de pesquisadores criou dois sistemas. Um que faz o reconhecimento e outro que bloqueia a varredura. Por funcionar com aprendizado de máquina, as duas ferramentas aprendem e evoluem na tecnologia de bloqueio.

Os dois autores do recurso querem transformam a tecnologia em um filtro tipo Instagram contra qualquer tipo de reconhecimento facial. Ou seja, um filtro de privacidade que o próprio usuário vai escolher e ativar na hora de postar a foto. O algoritmo criado pelos pesquisadores altera pixels muito específicos da imagem. Criando alterações quase imperceptíveis ao olho humano. Mesmo sutis, essas mudanças bloqueiam as marcações. De acordo com  Aarabi e Bose, o novo sistema teve eficiência de quase 100%. O estudo da dupla será publicado em breve. A ideia é de disponibilizar a funcionalidade para usuários finais em um site ou app. Tomara que chegue logo ao mercado.

>> Canon vai integrar inteligência artificial nas reflex

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS EM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 3500 MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.