Inovação & Tech 2 semanas atrás | Redação

Novidade: celular Xiaomi com sete câmeras pode estar a caminho

Patente prevê smartphone com módulo deslizante que se movimenta sozinho, similar ao do Xiaomi Mi 9T.

por Revista FHOX

Xiaomi registrou a ideia do que pode se tornar um celular com sete câmeras ao todo, contando as traseiras e as frontais. Além disso, adotaria um módulo deslizante que se movimenta sozinho, similar ao do Xiaomi Mi 9T. As informações estão numa solicitação de patente feita ao órgão chinês de propriedade intelectual.

A ideia lembra o Xiaomi Mi 9T da própria empresa, mas com algumas diferenças. O novo modelo apresenta uma “gaveta” maior que o aparelho anterior, que ocupa cerca de 70% da área superior do telefone.

Xiaomi
Patente revela compartimento deslizante com dois sensores frontais e dois na traseira — Foto: Reprodução/Shot Bytes


As imagens retratam um módulo deslizante com dois sensores tanto na parte frontal quanto na traseira. O interessante é que a patente sugere que ambos os conjuntos fiquem no mesmo compartimento. Já a segunda figura revela um smartphone com três câmeras traseiras e uma terceira opção com cinco câmeras. Ou seja, são sete sensores no total.

Outro detalhe interessante é que, com o compartimento deslizante, a área frontal dos aparelhos não apresenta mais notch, além de possuir bordas bem mais finas. As linhas emolduram a lateral e a parte superior da tela enquanto a borda mais grossa fica na parte inferior dos smartphones apresentados nas imagens. Além disso, botões de energia e de volume foram todos posicionados no lado direito.

XiaomiXiaomi
Patente revela um modelo com três e outro com cinco câmeras traseiras em compartimento deslizante — Foto: Reprodução/Shot Bytes

O documento indica que a Xiaomi não pretende abandonar a ideia de câmeras escondidas em compartimentos secretos, apesar de outras fabricantes não terem demonstrando interesse em dar continuidade à tecnologia. Entretanto, como se trata apenas de uma patente, pode ser que o modelo jamais seja construído.

Em agosto do ano passado, a Xiaomi trouxe o Mi 9T para o Brasil. O destaque do celular é justamente uma câmera frontal escondida em um compartimento deslizante. A câmera tem 20 MP e conjunto fotográfico triplo com uma lente principal de 48 MP, uma teleobjetiva de 8 MP e uma grande angular com 13 megapixels.

Caso o projeto seja apresentado em algum smartphone, a Xiaomi pode reunir um conjunto de sensores com maior definição e talvez apresente, na opção com cinco câmeras, as lentes macro e 3D além das teleobjetiva, grande angular e ultra wide.

Fonte: Tech Tudo