Inovação & Tech 3 anos atrás | Leo Saldanha

Nova tecnologia de inteligência artificial da Microsoft cria imagens a partir de palavras

O engenhoso software torna cada vez mais perto a possibilidade das maquinas pensarem de forma similar aos humanos

por Revista FHOX

O sistema de IA (inteligência artificial) batizado de AttnGAN  cria fotografias a partir de palavras. Basicamente você digita um texto e o programa cria a foto. A revista Fast Company mostrou a novidade em uma matéria recente. O texto “Esse pássaro é vermelho e branco e tem um bico bem curto” gerou a foto abaixo.

O mais incrível é que AttnGAN criou uma foto super realista com 256 x 256 pixel do zero. O desenvolvedor líder do projeto, Xiaodong He disse para a publicação que quatro anos atrás ninguém poderia imaginar algo assim. O pesquisador passou os últimos cinco anos criando esse sistema que relaciona palavras e imagens. Ele treinou uma Bot (robô virtual) para fazer o efeito inverso, explicar fotos com palavras. Essa tecnologia foi usada para desenvolver apps que ajudam os cegos a “ver” e que inclusive estão disponíveis no mercado. Agora essa revolução de gerar uma foto com palavras é o passo além que deve revolucionar muitos usos nas mais variadas situações.

O nome ArrNGAN surgiu de como a programa foi criado. Trata-se da junção de duas IAs que foram treinadas em linguagens e imagens. Uma serve para criar fotos e a outra para criticar as imagens. O processo ocorre em três fases: de uma borrão que evolui para um rascunho até a fotografia final. Os pesquisadores dizem que foi justamente a disputa entre as duas IAs que ajudou no avanço da qualidade das imagens. Tanto em realismo quanto na resolução. Existem limitações, o sistema vai super bem com fotos de pássaros, mas ainda é limitado para muitas outras fotos. Algo que deve melhorar com o tempo. Lembrando que o aprendizado de máquina faz esses programas evoluírem sem parar com o tempo. Em dois anos, o AttnGAN será capaz de “desenhar” tudo com maestria. E qual a utilidade disso? Variada e rica.  Tanto para artistas quanto designers e para outros fins visuais. Os criadores dessa fantástica IA dizem que talvez um dia o sistema poderá criar animações ultra-realistas só com base nos textos digitados. Saiba mais: https://blogs.microsoft.com/ai/drawing-ai/

>> Aurga: novo módulo de IA para câmeras reflex 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.

 

 

.