Smartfhox 1 ano atrás | Leo Saldanha

Nokia 9 PureView: o primeiro smartphone do mundo com 5 câmeras

Aparelho foi anunciado pela fabricante finlandesa ontem em evento pré-MWC

por Revista FHOX

Antes do iPhone ser lançado a Nokia tinha 40% de participação no mercado mundial de smartphones. Depois de uma série de transformações nesse ramo, a Nokia perdeu espaço e agora tenta retomar os anos dourados. O anúncio do Nokia 9 PureView quer ajudar nesse objetivo. O dispositivo é o primeiro do mundo com câmera quíntupla. Com lentes ZEISS (f/1.8) é um sistema de fotografia computacional de ponta. Aliás, o aparelho roda o sistema Android One.

Na prática o Nokia 9 fotografa usando as cinco câmeras para combinar as imagens e gerar a foto final. Capaz de gerar fotos em formato DNG RAW (12MP), os cinco sensores funcionam em conjunto para obter até 10 vezes mais a quantidade de luz, em comparação com um único sensor de cor do mesmo tipo.

Leia também: Movimento Imprimir 

O smartphone vem com dois sensores de cor (RGB) e três sensores monocromáticos (P&B) que conferem nitidez e detalhe as imagens. Segundo a Nokia, o efeitos bokeh do dispositivo é sofisticado. O modelo também filma com qualidade 4K (30fps). A câmera de selfie é única e com 20MP de resolução (f/1.8). O Nokia 9 traz outros recursos de imagem interessantes. Como detecção automática que foi colocado em um tripé. O dispositivo pode detectar quando é montado em um tripé ou com algum outro tipo de suporte. E assim ativa velocidades mais longas do obturador de até dez segundos com pouca luz. Outra funcionalidade, é que o arquivo em RAW inclui dados de imagem capturados pelas cinco câmeras e a Nokia fechou uma parceria com a Adobe para incluir o suporte d e Raw ao Nokia 9 PureView na versão para dispositivos móveis do Adobe Lightroom. O aparelho vai custar 699 dólares no mercado internacional e a fabricante diz que vai produzir uma quantidade limitada. E que depois que o estoque acabar não sabe se irá repor o equipamento. O que é uma notícia um tanto estranha de se dar por parte da marca.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.