Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Na Disney “os robôs” começam a tomar o lugar dos fotógrafos oficiais da empresa

Lembro de uns 5 anos atrás ter assistido a uma palestra de um executivo da Disney nos Estados Unidos. Ele falou sobre a reformulação do negócio de fotografia dentro dos parques da gigante de entretenimento. Com o sistema PhotoPass, as pulseiras que servem para brinquedos e até entrar nos hotéis da marca, passaram também a receber os arquivos criados pelo time de fotógrafos oficiais da Disney. Um sucesso na reformulação que ajudou a empresa a faturar com a venda de arquivos, impressões e tudo integrado a um site exclusivo para fotografia. Isso em 2015. Agora em 2019, o avanço foi por outra frente. Várias das atrações do parque estão com um sistema automatizado do Disney PhotoPass. Resultado: até uma petição está circulando na internet pedindo para interromper essa mudança. A petição que conta com mais de 80 mil assinaturas diz que os fotógrafos oficiais que trabalham para a Disney conseguem capturar mais do que meras imagens. “Conseguem oferecer um toque mágico que não pode ser substituído”. Traduzindo: é algo feito com emoção e que deveria ser gerado por um ser humano.

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

Foto: Disney

É importante destacar que esses “robôs” fotógrafos não substituíram toda equipe fotográfica da Disney. No momento estão presentes em atrações como o novo parque do Star Wars no Disney Hollywood Studios ou no Town Square Theater do Magic Kingdom e ainda no Princess Fairytale Hall em Fantasyland. Muitas delas ainda nem operam. O movimento da Disney por essa reposição de humanos com máquinas começou em 2018. Humanos fotografam melhor. Na prática, o resultado não foi ainda como talvez a empresa esperava. Pois os consumidores reclamam da qualidade do sistema automático. E isso aparece em posts nas redes sociais. A norte-americana Candace Harmon publicou no Facebook fotos que mostram o comparativo entre um fotógrafo Disney e o equipamento automático.

Veja e tire suas próprias conclusões.

Fotos do robô Camera Box do PhotoPass. Foto de Candace Harmon
Trabalho de um fotógrafo da Disney! Foto: Candace Harmon

As câmeras robôs atuam com inteligência artificial. Um programa que separa fotografias espontâneas e personagens. Tanto artistas vestindo os personagens quanto os colaboradores da Disney tem que ajudar para posicionar os visitantes para fotografar. O fato é que ninguém sabe ao certo se fotógrafos da Disney perderam de fato seus empregos. Ou se foram realocados. O que parece certo é que o time pode ter sido reduzido. Ou ao menos tiveram suas horas de trabalho reduzidas. O que acarretou perda de renda. Um funcionário da Disney disse para o site Attractions Magazine que “Que a troca por robôs deixou a equipe triste e desmotivou a todos. Que não existem fotos mais próximas”.

A Disney fez um comunicado oficial dizendo que nove pontos foram colocados no parque. E que essa é uma forma de permitir que os hóspedes e visitantes tem mais fotos com os personagens. E que os fotógrafos da atração seguem atuando em mais de 100 atrações do Disney PhotoPass “para que possam usar sua criatividade para tirar fotos personalizadas para os nossos visitantes”.

Vale lembrar que diversos fotógrafos de fora do parque também são contratados para clicar sessões de forma ainda mais personalizada. Ou seja, muitos clientes querem e valorizam o trabalho artístico e humano.

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.