4 meses atrás | Leo Saldanha

Meero: como a plataforma está criando uma super comunidade para fotógrafos

Nova plataforma foi anunciada nos últimos dias lá fora. Serviço online quer ajudar os fotógrafos no gerenciamento do fluxo de trabalho e com suporte educacional

por Revista FHOX

Meero é uma startup francesa que atende milhares de fotógrafos no mundo todo. A empresa digital investiu na própria comunidade e na plataforma com serviços que simplificam o trabalho dos profissionais cadastrados na ferramenta. Tudo para ajudar com conteúdos educacionais e fluxo de trabalho. Uma oferta grátis que busca estimular e reforçar o senso de uma comunidade de fotógrafos. 

O espaço myBusiness reúne as ferramentas que ajudam o fotógrafo a gerenciar diferentes atividades profissionais. Desde cotações, parte de orçamentos, compartilhamento de fotos e vídeos. Nessa última parte a ideia é o fotógrafo ter uma galeria privada. O serviço deve atender não só fotógrafos como também videomakers. Um local de controle para que o fotógrafo monitore todas as atividades e simplifique as atividades diárias. As facilidades são tantas que o fotógrafo pode até gerar contratos que podem ser assinados direto na plataforma ou enviar links de pagamentos on-line. 

Discovery – é a parte interativa e exclusiva dedicada a fotografia com conteúdos inspiradores. Tudo para estimular e inspirar a parte artísticas dos fotógrafos. Com direito a documentários com alguns dos maiores nomes da fotografia mundial compartilhando histórias e processos criativos. Além de documentários, essa área conta ainda com tutoriais fotográficos e masterclasses. Outros conteúdos trazem entrevistas, aulas e podcasts exclusivos. 

Comunidade – um canal comunitário que estará disponível em breve. Com uma rede de fotógrafos presentes em diferentes partes do mundo. Ali o fotógrafo cadastrado poderá participar de eventos presenciais e encontros organizados pela Meero. Lá estão ofertas exclusivas com parceiros da empresa.

Segundo a Meero, os fotógrafos podem participar e consumir os conteúdos mesmo sem fazer parte da plataforma. E tudo de graça de qualquer forma. Fundada em 2016 e presente em 100 países (inclusive no Brasil), a Meero é uma startup francesa que atende 100% com uma sistema de cadastramento de fotógrafos que trabalham com marcas como Airbnb, Uber Eats e Expedia. A empresa digital atua em negócios como varejo online e também lifestyle. Em uma entrevista no ano passado, o CEO da Meero disse que a startup também entraria no mercado de fotografia de casamento.

No fim, o que a Meero vem apostando até aqui é na força da própria comunidade. Em um crescimento de marketing de influência com a ajuda dos próprios membros e com a grande oferta de serviços disponíveis na própria plataforma. O marketing de conteúdo ocorre nas publicações das revistas da marca, caso da Blind e na área do Discovery. Resta saber se a Meero vai conseguir manter o ritmo de crescimento com a entrada de outras ferramentas similares em diversos países. A ver. Saiba mais: Meero.

Essa nova fase da fotografia e muitos outros assuntos farão parte do conteúdo na nova turma da Escola de Negócios FHOX no próximo dia 13 de fevereiro em São Paulo. O Seminário Marketing 4.0 vai abordar o impacto das novas tecnologias e muitas outras transformações que influenciam a fotografia como negócio.