Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Luz e ação!

Illustration of light bulb icon

Como todos sabem, no mercado de vídeo e também fotográfico, a luz é um dos fatores mais importantes para a captação de uma boa imagem. Por isso, fui atrás de uma empresa que tem se
destacado com seu equipamento e que apresenta um custo mais acessível ao consumidor.

Estou falando da Aputure, uma empresa fundada em 2005 por uma equipe de cineastas e cinegrafistas, que queriam criar um material de alta qualidade e nível profissional, mas que não
tivesse um custo alto para o mercado.

Recentemente, estive com Tiago Willvet, desenvolvedor e diretor da marca na América Latina. Ele me trouxe o iluminador Amaran AL-MC, que ainda não está disponível no mercado, para testar.

Esse led é leve, compacto e possui sua estrutura em plástico e metal. O acabamento é impecável. Possui imãs embutidos em sua parte traseira, que permitem que ele seja colocado em qualquer superfície metálica.

Seu CRI é 97. E sua temperatura de cor vai de 3.200 a 6500 kelvins. A luz ainda é capaz de criar 36.000 cores diferentes. O Amaran AL-MC também possui alguns efeitos que ajudam em uma produção, como, por exemplo, o piscar de uma sirene de polícia. Outro detalhe importante é que ele tem uma saída de 1000 lux a uma distância, de 0,3m.

Vale destacar que o iluminador também possui um sistema Flicker free, que faz com que a luz não apresente oscilação e trabalhe em slow motion, como acontece com leds comuns.

Sua bateria é interna e bem durável. Fiz um teste em uma cerimônia de 50 minutos, onde ele ficou
ligado em potência máxima. Não notei nenhuma queda na potência da luz com isso. Segundo a
Aputure, o mesmo Led resiste até 80 minutos na potência máxima. O bom é que recarregar leva
apenas 50 minutos, (atingindo a carga total).

O Led pode ser controlado pelo aplicativo Sidus Link, que conecta mais de 1.000 leds simultaneamente, através da tecnologia bluetooth mesh. Além do total controle através do app, é possível usar a função color picker: quando apontado para algum objeto, com qualquer tipo de cor, ele reproduz uma luz na mesma tonalidade.

Com essa tecnologia e formato compacto, qualquer um pode colocar em seu trabalho uma luz
profissional e de qualidade. Dúvidas ou sugestões para a coluna? Entre em contato: video@fhox.com.br.

Até a próxima.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br