Inovação & Tech 2 anos atrás | Redação

Lightroom com novidades

Adobe anunciou melhorias nas ferramentas de distorção para a versão móvel, controle por voz e agora será mais fácil proteger os direitos autorais dos fotógrafos

por Revista FHOX

Ficou evidente o ajuste de diferença entre o Lightroom Classic e o CC. Seja no desktop ou no smartphone. No último dia 13 de fevereiro a empresa anunciou atualizações que dão mais estabilidade ao sistema. Uma das grandes novidades é a possibilidade de controlar por voz o Lightroom Classic usando o Google Assistant. Já no Lightroom CC as ferramentas de distorção de perspectiva estão disponíveis para a versão para smarthphone e tablet. Com isso, o usuário poderá resolver qualquer distorção com um deslizar de dedo seja para corrigir um ângulo ou ajustar a imagem feita com lente grande angular.

Proteção de direitos autorais – Na versão CC para desktop, os fotógrafos agora podem proteger melhor seus direitos autorais. Como? Basta configurar o software para adicionar automaticamente informações de direitos autorais aos metadados de cada foto importada. A opção está disponível na função Preferências (Geral). Ali é só ativar o botão “adicionar direitos autorais a imagens importadas e depois digitar as informações para cada foto. Além de incluir os direitos nos metadados, o usuário pode exportar imagens com marca d´água baseado em texto (na versão iOS e Android também funciona).

Controle por voz – a celebrada revista Wired aponta que até o fim desse ano a nova revolução de controle por voz estará mais difundida. A notícia da Adobe comprova isso: Adobe Sensei agora funciona com o Assistente do Google (plataforma de inteligência artificial). Os usuários poderão fazer pesquisa e buscas no programa usando a voz. Um exemplo seria dizer: pesquisar noivas no Lightroom e o app do assistente do Google. A opção estará disponível se o dispositivo estiver conectado à internet (e obviamente só funcionando em Android).

Veja os detalhes de todas as novidades aqui: Lightroom.