Lançamentos 4 anos atrás | Leo Saldanha

Uma ferramenta on-line para entender a reflex de uma vez por todas

Photography Mapped é simples, mas mostra de forma visual e completa o funcionamento de uma câmera profissional

por Revista FHOX
DSLR
Photography Mapped

Uma matéria recente da Wired apresentou a ferramenta on-line que ensina sobre os recursos de câmeras profissionais. De acordo com o artigo, mais de 60% dos entusiastas e amadores usam as reflex no modo automático. Talvez esse número fosse bem menor se as pessoas soubessem usar o equipamento de forma mais completa. Foi pensando nisso que Photography Mapped foi criada pelo britânico Simon Roberts.

O site explica de forma interativa e com infográficos interativos (Roberts é designer e especialista em animação digital) como uma câmera profissional funciona. O site é bem intuitivo e fácil de usar. Repleto de dicas que indicam como controlar a luz e o funcionamento do sensor. A matéria da Wired diz que o grande destaque do Photography Mapped é a interação. Dá para ajustar o ISO, abertura e todos os controles que os profissionais conhecem e usam. E tudo com demonstração em tempo real da operação do equipamento.

Detalhe: Roberts criou o site justamente por ter encontrado muitos desafios na hora de operar uma reflex.

O que poderia ser um capítulo em um livro eu tentei traduzir em uma página. Senti que outras fontes de conhecimento era um pouco confusas, nebulosas. disse Roberts para a Wired.

Ele também questiona a eficiência de vídeos e tutoriais. Para ele, assistir esses cursos é uma jornada passiva. Daí a ideia de um infográfico “prático” do tipo “mão na massa”. Embora o visual seja simples, o aprendizado pode ser  enriquecedor.

No fim, uma bela ideia que ensina pela experiência e cria uma relação menos complexa e não linear. Desmistificando o aprendizado dos recursos fotográficos de uma DSLR. Ou como Roberts diz em seu site. Ler sobre fotografia pode não ser muito produtivo, até por se tratar de um processo totalmente visual.

Ficou na dúvida? Faça o teste você mesmo. http://photography-mapped.com/index.html