Lançamentos 4 anos atrás | Diogo Amorim

Retrô: nova Leica sem menu digital

Câmera de 6 mil dólares não vem com tela de LCD e só traz controles manuais. A notícia sobre o lançamento está bombando na internet

por Revista FHOX

Leica1

A Leica M-D vem com sensor (full frame) de 24 megapixel e traz um controle de ISO na parte onde seria o LCD. A câmera não trabalha com arquivos em JPEG, só gera RAW DNG.

Leica2

Todos os controles são manuais e sem qualquer tipo de menu digital. A notícia já correu e bombou na internet nos últimos 10 dias. Muitos fotógrafos detonaram a novidade enquanto outros já sonham com o equipamento. A própria chamada do lançamento no site da Leica ilustra bem o objetivo com esse produto: “um passo de volta para o futuro”. A Leica chamou fotógrafos renomados para que testassem a câmera. Algumas das imagens criadas por eles você vê abaixo.

leica3

Por que essa notícia é importante? Porque mostra a tendência dos processos analógicos mesmo em modelos de ponta de marcas famosas. A onda retrô segue com tudo. Ou seja, tudo com um apelo da época do filme fotográfico e sem a ansiedade (e o conforto) de ficar olhando as fotos na hora. A possibilidade de uma fotografia mais pensada, trabalhada.

select-141-1-1024x684
Foto de Daniel Arnold.

Por que está bombando na internet? Pelo inusitado e porque o preço é alto em uma proposta de um produto de luxo e ao mesmo tempo de nicho. Muita gente não entendeu o conceito, mas por outro lado muitos fotógrafos mostraram-se empolgados com a Leica M-D.

Nikk_train-1024x684
Foto de Nicholas La.

O que não é novo nessa notícia? Existem apps de smartphone com a mesmo conceito de você fotografar sem ver a foto na hora. As própria fotografia com filme ganhou força nos últimos tempos nesse resgate de fotos mais lentas. Tendência batizada lá fora de slow photography.

L1000214-1-BW_LEICA-M-D-007-1024x684
Foto de Rui Palha.