Lançamentos 5 anos atrás | Redação

Novo site de financiamento coletivo voltado para projetos de arte

Plataforma dinamarquesa tem enfoque em artistas, galerias e compradores

por Revista FHOX

Comunidades de crowdfunding como Kickstarter e Indiegogo ganharam força nos últimos anos. O principal benefício delas é a capacidade de tornar boas ideias em produtos ou projetos reais. E tudo ocorre graças ao esforço coletivo. Para se ter uma ideia, o Kickstarter financiou mais de 100 mil projeto. A taxa de sucesso pós-lançamento é de 36%. Pois agora surgiu uma iniciativa voltada só para o mercado da arte, a Artestarter.

A comunidade virtual quer ajudar escultores, pintores e outras classes artísticas a viabilizarem seus projetos. E mais: os sites de financiamento coletivo tornaram-se também plataformas de marketing. Já que ajuda a divulgar produtos, serviços e projetos autorais. O canal tem tudo para fazer sucesso não só para a comunidade artística, mas também para compradores e galeristas. Afinal, usando o Artstarter eles podem conseguir preços especiais e peças exclusivas só para quem investe em um determinado artista. Os resultados mostram-se animadores, já que as primeiras campanhas divulgadas no Facebook obtiveram um índice de sucesso de 80%. Hoje as principais categorias do site são: fotografia, arte digital e pinturas.

“Testamos o conceito que inspirou este projeto durante quatro meses na nossa página do Facebook (Artboost), onde lançamos 13 campanhas com uma taxa de sucesso de 80%. Algumas campanhas esgotaram em 24 horas!” – Mikkel Steen, Co-fundador da plataforma Artstarter.io

O lançamento oficial ocorreu no último dia 1° de maio. Artstarter.io surgiu a partir da plataforma Artboost, esta última consiste em um sistema desenvolvido por dinamarqueses para comercialização de arte. Embora parecido, Artstarter quer ajudar a promover a arte. Segundo o comunicado oficial para a imprensa “a plataforma possibilita que os artistas internacionais selecionados tenham a oportunidade de comercializar as suas criações como impressão de edição limitada. A partir do momento em que a obra de arte tenha atingido um determinado número de contribuições a produção é imediatamente iniciada”. Ou seja, o avanço das ideias não é restrito a meta financeira.

  “O nosso desejo é agilizar os processos de vendas e marketing das obras de arte dos artistas, para que dessa forma eles possam dedicar mais tempo à sua paixão – criar arte. Quando uma campanha artstarter atingir a meta estabelecida, nós trataremos da impressão, embalagem e envio das obras de arte para os clientes.

Nós cuidamos de todas as despesas, e os artistas ainda recebem, aproximadamente, 45% da receita!” – Anders Cederholm, Co-fundador.

Visite o Artstarter e confira as campanhas disponíveis.