Lançamentos 2 anos atrás | Redação

Lightroom CC com muitas novidades

Nova versão do programa traz recursos integrados que facilitam a edição em tempo real. Inteligência artificial e sincronização entre múltiplos dispositivos entre os diferenciais

por Revista FHOX

adobe-lightroom-cc-review

A ideia da Adobe com o novo Lightroom é oferecer o diferencial da edição progressiva em vários dispositivos. O usuário pode fazer assinatura e ainda ganha armazenamento na nuvem (1TB). O programa já entrou no pacote de fotografia do Creative Cloud (Photoshop, Bridge e o Lightroom) que vem com 20GB de armazenamento. A Adobe pode gerar confusão com usuários, pois agora existem as versões CC e Classic. Isso porque a empresa manteve o Lightroom clássico ativo e agora com a nova versão CC. A empresa disse que não queria decepcionar os usuários que usavam a versão antiga. Ou seja, Lightroom CC é uma versão mais clean e fácil de usar que sincroniza edições em dispositivos diversos. Enquanto o Lightroom antigo foi rebatizado de Classic CC e funciona nos moldes de sempre.

Umas das funcionalidades do Lightroom CC é a possibilidade de subir diversas fotos em RAW ou JPEG no programa e editar em um aparelho para depois continuar a edição em outro dispositivo. Essa sincronização é um diferencial que dá mais agilidade para o usuário. A Adobe diz que o Lightroom CC é um lançamento importante, bem maior do que quando a marca lançou o Lightroom original. Segundo a empresa, o app agora vem com mais controle para usar no smartphone ou tablete. A experiência diz a marca, será a mesma seja qual for o dispositivo usado.

adobe-lightroom-cc-application-release-6_0

Existem algumas mudanças, como novas formas de usar atalhos básicos. Nada que que afete muito a usabilidade. O fato é que a Adobe está trabalhando com recursos de inteligência artificial na ferramenta. A pesquisa por palavras –chave, por exemplo, ficou mais inteligente. Algo muito similar as novidades do Google Photos. Isso quer dizer que o fotógrafo vai poder pesquisar imagens só digitando uma palavra para encontrar as fotografias que deseja (mesmo ser ter marcado as fotografias). Além da função de escolha automática inteligente das melhores fotografias (algo que pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário). Enfim, a Adobe diz que o investimento em inteligência artificial e armazenamento na nuvem será cada vez maior. Para quem não se importa com a sincronização entre vários dispositivos, as facilidade cada vez maiores da inteligência artificial e o armazenamento na nuvem…então é melhor seguir com a versão clássica do software. Mas para quem busca agilidade é uma bela pedida. Lightroom CC está disponível a partir de hoje. Saiba mais: Lightroom CC. 

>> Photoshop Elements 2018: inteligência artificial para organizar fotos e até abrir olhos fechados.