Lançamentos 2 anos atrás | Redação

L16 finalmente chega ao mercado

Câmera com 16 lentes que gera arquivos de 52 megapixel começou a ser enviada para os compradores. Será que vai fazer sucesso?

por Revista FHOX

Light-L16-Camera

Nem parece, mas já tem quase dois anos desde que a L16 apareceu no mercado como uma câmera inovadora. Pois agora a empresa começou a enviar as primeiras remessas para quem comprou o produto na pré-venda. Daquela ideia original, pouca coisa mudou. O nome L16 é porque a câmera traz 16 câmeras em módulos com diferentes funções. Cada lente serve a um propósito e trabalham combinadas para gerar a imagem final.

A Light, empresa que criou a L16, construiu os próprios chips para criar os módulos e que pudesse trabalhar com distâncias focais distintas (70mm e 150mm). A marca criou ainda um software que combina as imagens para gerar uma nova fotografia com 52 megapixel. Ao todo são cinco lentes intermediárias (com abertura f2), seis com abertura de f2.4 e cinco lentes de abertura f2. A ideia é que o usuário possa fotografar objetos distantes, próximos e paisagens e pessoas. O preço final: pouco mais de 5 mil reais. A câmera chegará ao mercado em julho desse ano.

new-light-l16-2-2-970x647-c

A L16 funciona na plataforma Android. Resta saber qual será a avaliação dos usuários que vão receber essas primeiras unidades. Será que a L16 vai fazer sucesso na hora do clique?

Por que a notícia é importante? Porque mostra um novo conceito de câmera proposto para o mercado. Traz o desafio de dar certo. Basta lembrar do grande fiasco que foi a chegada das câmeras Lytro (com tecnologia que dispensa foco e que não vingou no mercado). Contudo, indica o avanço de novos formatos e tecnologias na captura de imagem.