Lançamentos 2 anos atrás | Redação

Karelisky faz Product Review do monitor SW2700PT da BenQ

Três grandes qualidades que a BenQ proporciona com este monitor: as tecnologias Flicker-free e Low Blue Light e ajustes precisos de angulação e altura de tela.

por Revista FHOX

O que alegra o coração de um fotógrafo?

Quanto você investiu no seu monitor?  Essa é uma pergunta que nem todos os fotógrafos fazem, mas que deveriam pensar um pouco mais sobre. Sempre estamos investindo em todo tipo de equipamento, como câmeras mais rápidas e com ISO superior, lentes super claras e nítidas, cartões de memória, flashes, HDs etc, mas uma peça que é comumente esquecida é o monitor.
RKX14879-2 (2)

O que alegra o coração de um fotógrafo?! Imagens fiéis ao que foi retratado! Um monitor que descanse os olhos, que deixe as imagens tal como foram captadas. Um monitor que traga alegria ao fotógrafo em ver as transformações da pós-produção acontecer de forma tão mágica e com perfeição.

Um monitor ruim deveria ser comparado com um ser daltônico. Afinal, é através dele que você conseguirá enxergar e finalizar seus arquivos. Eu mesmo, por muito tempo, deixei essa escolha de investimento de lado e hoje posso dizer que me arrependo de não ter pensado nisso antes. Já faz alguns anos que trabalho em monitores calibrados e isso realmente faz diferença no meu dia-a-dia. Recentemente eu pude testar o novo monitor para tratamento de imagens, top de linha, da BenQ no Brasil o SW2700PT e me sinto na obrigação de dizer, que BAITA monitor.

Se você ainda não trabalha com um monitor de rendimento avançado, quero contar alguns pontos sobre os quais imagino que vão ajudar você a decidir que já passou da hora hora de investir em um excelente monitor.

Não sou o cara mais técnico sobre o assunto, mas as especificações e performance deste monitor são impressionantes. Tudo começa com um painel 27 polegadas, IPS, QHD (2560×1440), 10 bits e os incríveis 99% do Adobe RGB. Você precisa ter um monitor calibrado e com uma emissão grande do espectro de cores para que todo o seu trabalho seja visto e impresso com perfeição. Não há discussão quanto a isso.

Na hora de escolher um monitor, cor é algo importante; a luminância também é crucial. Algumas telas tendem a ter um “efeito de vinheta” com as bordas pouco diferentes do centro, tanto em luz quanto em cor. Este monitor até então pareceu perfeito aos meus olhos de ponta a ponta o que deixa o color grading e retoques ainda mais precisos.

Junto ao monitor vem um controle de atalhos para espaços de cor e outras possibilidades que deixam todas as funções bem práticas de ser acessadas. Vale lembrar que monitores como este de alto rendimento, não costumam ter caixas de som embutidas.

Além de ter uma acuidade na exibição com um espectro de cores tão fiel e calibrações corretas, é um fato que nós passamos MUITAS HORAS em frente ao monitor, o que pode causar danos aos nossos olhos e também cansaço na vista. Uma das coisas que mais me apaixonei por esse monitor é o que a BenQ chama de Eye-care (uma tecnologia para cuidar também de nossa saúde). São 3 as grandes qualidades neste sentido que a BenQ proporciona com este monitor, as tecnologias Flicker-free e Low Blue Light e ajustes precisos de angulação e altura da tela. Vou dedicar um pouco mais de tempo em cada uma delas.

Ajuste de altura, angulação e qualidade de construção
Uma das primeiras coisas que notamos ao pegar em um novo produto é a qualidade de construção e o do SW2700PT é realmente muito bem construído e cheio de detalhes. A tela pode ser virada em 90 graus e sua altura pode ser ajustada de forma muito precisa e também tem uma área de subida e descida grande, aumentando bastante o conforto de deixar a tela na altura correta em relação aos seus olhos.  Todos estes ajustes são bem fáceis de fazer e a sensação de solidez do monitor é bastante boa.

Ele já vem com um parasol, que evita a incidência de luzes indesejadas que além de tornar a tela mais confortável por evitar reflexos ainda deixa a visualização das cores mais precisa (e posso dizer em off que também deixa o monitor com um aspecto muito mais pro e bonitão).

Outro aspecto são as entradas USB 3.0 e leitor SD embutidos no monitor que além de facilitar o acesso para quem trabalha com desktops a essas portas ainda funciona como um hub para quem trabalha com notebook e sente falta de algumas entradas a mais.

Um cuidado que BenQ tem também é o fato de que todos os cabos necessários para instalação e uso já estão inclusos. Então nada de ter de se preocupar em comprar cabos, o que infelizmente já aconteceu comigo em outras ocasiões de troca de monitor.

Flicker-free
Todos monitores parecem a olho nu uma reprodução constante de luminância. Mas mesmo assim isso não quer dizer que eles não “flikam” ou piscam. Boa parte do cansaço da visão acontece por telas que “piscam” diante de nossos olhos. É uma frequência de luz que não vemos mas os olhos sentem depois do horas e horas. E este monitor tem embutido uma tecnologia que elimina quase a zero essas tais piscadas. O que acaba nos dando uma experiência de horas mais confortáveis, ou seja, acabamos ficando muito menos cansados. Normalmente eu alternava períodos de descanso da tela a cada 1h30 (que já era um abuso e sentia os olhos lacrimejarem),  hoje com um monitor flicker-free, fico por períodos bem maiores sem nem notar nenhum tipo de desconforto.

Low Blue Light
Seguindo a mesma linha de conforto e produtividade, o modo Low Blue Light (baixa incidência de luz azul) é uma dupla perfeita para o Flicker-free. Boa parte dos celulares já tem essa opção de diminuir a emissão de luz azul para deixar os olhos menos cansados principalmente em ambientes mais escuros. A BenQ oferece essa tecnologia em seus monitores e esta provavelmente é a característica que mais gostei em toda a experiência com o SW2700PT que não sairá por muito tempo da minha mesa, virou um equipamento fundamental no meu fluxo de trabalho.

Você simplesmente tem de experimentar essa função, ela é perfeita para várias das tarefas de nossa rotina, responder e-mails, atualizar redes sociais, marketing, ler noticias e textos e, principalmente, editar as imagens que produziu. Em meu fluxo fotografando casamentos, famílias ou retratos, 60% do tempo eu estou olhando e escolhendo as imagens que serão tratadas e entregues para meus clientes, são milhares de imagens que passam pelos meus olhos diariamente o que causa naturalmente um desconforto que foi MUITO mas muito mesmo reduzido depois de eu começar a usar este modo de exibição Low Blue Light, volto para o espectro de 99% do Adobe RGB apenas para os momentos de tratamento e manipulação de minhas imagens para que sejam impressas com perfeição.

Cores e calibração
Já disse sobre o impressionante monitor em relação às cores, um gamut de 99% do Adobe RGB que é muito maior do que saídas em sRGB. Obviamente (infelizmente) monitores não se mantém calibrados para sempre e para manter essa consistência de visualização eu indico que tenha um bom calibrador sempre em mãos para que tenha sempre uma performance extraordinária.  Mas vale lembrar que este monitor já vem calibrado de fábrica, são realmente calibrados um a um e dentro da embalagem vem um relatório sobre isso. Então é só tirar de caixa, ligar os cabos e sair usando que já vai notar a diferença.

Em resumo, o SW2700PT é o melhor monitor que já tive em minha estação de trabalho Não vejo motivos para optar por monitores de nenhuma outra faixa a não ser pelo valor de investimento, apesar de acreditar  que tudo na fotografia, no trabalho, deve ser investido da melhor maneira possível e este monitor realmente vale a pena. Em relação a minha experiência com o SW2700PT, ter a precisão de cores para que a saída do material seja correta e sem chutes ou achismos é fundamental para que eu entregue sempre o melhor o possível para meu cliente. Associar isso com os modos flicker-free e o Low Blue Light é incrível pois impactaram diretamente em minha produtividade além de deixar meu trabalho de muito mais saudável para meus olhos.

Caso queira informações de compra, é só acessar: https://www.loja.benq.com.br/monitor-benq-sw2700pt-fotografia-27-2k-qhd-99-adobe-rgb-rec709-628754270xJM