Lançamentos 2 meses atrás | Redação

Projeto inédito reúne os cinco caminhos sagrados do mundo

Intitulado “Caminhos Peregrinos” o projeto será lançado em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo

por Revista FHOX

Tudo começou com a primeira peregrinação no famoso Caminho de Santiago, percorrido de bicicleta pelo paulista com sotaque mineiro Antonio Jr., em 2014.   Ao finalizar a rota, Antônio já tinha algo maior a ser traçado: percorrer os cinco caminhos peregrinos mais conhecidos do mundo – Via Francígena, na Itália, Ilha de Shikoku, no Japão, via da Misericórdia da Itália à Polônia, Rota de Jesus, na Jordânia, além do próprio Caminho de Santiago, na Espanha.   

Assim nasceu o Projeto Caminhos Peregrinos, que consiste numa série de cinco livros e documentários do autor, que em tom confessional cobrem de maneira original os cinco caminhos sagrados de peregrinação mais conhecidos do mundo.

Caminhos Peregrinos

Para realizar o projeto, Antônio que é formado em administração de empresas, especialista em finanças, gestor do ramo de turismo, palestrante e amante da natureza, irá caminhar por mais de 5500 km e, através de muita história e paisagens magníficas, desvendar muitos segredos que estes caminhos oferecem a todos que trilham suas rotas.   

“Eu queria caminhos que desafiassem meu físico e meu mental e que eu conseguisse viver esses desafios em meio a culturas, filosofias e religiões diferentes. Comecei a buscar rotas de peregrinação. Queria o Caminho de Santiago para começar, pois já o conheço bem. Outro fator que me fez decidir por estes cinco caminhos foi à distância. Não queria caminhos curtos e sim, caminhos que fossem superiores a mil quilômetros, pois a vivência dessas trilhas é aprofundada de acordo com o tempo percorrido”, diz Antônio, que também é autor de O segundo chamado – A essência de um caminho de descobertas, livro publicado no ano passado pelo selo Artigo A da mineira Gulliver Editora.  

Caminhos Peregrinos

O título pontapé inicial do projeto criado por Antonio Jr., Caminho de Santiago: primeiros passos, novas descobertas, foi lançado em 2017. Resultado da segunda experiência do autor nas trilhas de Santiago, mostra através do olhar fotográfico, suas experiências ao percorrer uma jornada de mais de 800 quilômetros de um dos caminhos sagrados mais badalados do mundo: o Caminho de Santiago de Compostela.  

Em junho deste ano, Antonio Jr. lança o segundo livro da série, Via Francigena Uma Jornada Interior, que também sob seu olhar fotográfico e apuro editorial, narra a peregrinação do autor por mais de 1 110 km trilhados na Via Francigena, a mais importante rota em direção a Roma na Idade Média e que se tornou um dos caminhos sagrados mais importantes do mundo.

Caminhos Peregrinos

Todos os livros da série recebem capricho editorial e oferecem ao leitor, além de um deslumbre aos olhos, um guia prático com informações do itinerário. Pensado em detalhes para inspirar as pessoas, as edições são um convite à peregrinação para quem deseja percorrer os mais importantes caminhos sagrados do mundo.

Junto com o lançamento do livro Via Francigena Uma Jornada Interior, também chega à fase de finalização o primeiro documentário da série: Próximo Passo – Caminho de Santiago, em que Antonio Jr. narra sua história como peregrino sonhador que faz o caminho de Santiago em busca de autoconhecimento, inspiração e motivação para vencer desafios da vida.   

Nesta jornada de mais de 800 km ele, além de caminhar, filma e fotografa. Registra suas histórias de maneira que torna o espectador em co-participe da peregrinação.  Filmado em sua totalidade por celular e drone, o documentário apresenta a jornada de 28 dias do autor que teve início na cidade francesa Saint Jean Pied de Port, muitas paisagens incríveis, encontros marcantes, dificuldades e adversidades.  

As imagens e a trilha sonora também induzem o espectador a profundas reflexões.   Próximo Passo – Caminho de Santiago é um filme para ser visto mais de uma vez na vida, em diferentes momentos e com diferentes pontos de vista.

Projeto CAMINHOS PEREGRINOS:

AS ROTAS:

Rota I – Caminho de Santiago – 2017 – concluída: mais de 800 quilômetros percorridos, partindo da cidade francesa de Saint Jean Pied de Port até Santiago de Compostela, onde se encontra o sepulcro do apóstolo Tiago, na Espanha.  O autor passou por mais de 200 cidades e povoados em 28 dias de peregrinação carregando uma mochila de 16 quilos e sete bolhas nos pés. Livro e documentário prontos.

Rota II – Via Francigena – 2018 – concluída: originalmente, essa via de quase dois mil km tem início na Inglaterra, na cidade de Canterbury. Atravessa a França, passando ainda pela Suíça e adentrando a Itália. O autor contemplou o itinerário da parte italiana, iniciou em Saint Rhemy e terminou no Vaticano, em Roma.  Ao todo foram mais de 1.100 km percorridos.

Rota III – Ilhas SHIKOKU – previsão 2020: o trajeto passa por 88 templos budistas e tem uma característica singular: começa e termina no mesmo ponto, já que a peregrinação é feita no contorno da ilha. Ao todo são cerca de 1.200 km caminhando.

Rota IV – Via da Misericórdia – previsão 2021: a partir de Roma são 1770 quilômetros. A ideia é fazer parte deste trajeto saindo de Viena, na Áustria com final em Cracóvia, na Polônia.

Rota V – caminho de Abraão – previsão 2022: o caminho com 1100 quilômetros parte da Síria, cruza o Líbano, Jordânia e Cisjordânia, passa por Jerusalém e termina a em AL Khalil, terra onde para três religiões encontra-se túmulo de Abraão.

OS LIVROS:

Caminho de Santiago – Primeiros passos. Novas descobertas
Antonio Jr., 106 imagens, 148 páginas, R$ 89,00
Capa dura – 230mm x 280mm – em cores (4/4) – couche 90 gms
Edição independente, 2017
Mais informações e venda aqui. 

Via Francigena – Uma Jornada Interior
Antonio Jr. – 104 imagens, 152 páginas, R$ 89,00
Capa dura – 230mm x 280mm  – em cores (4/4) – couche 90 gms
Edição independente, 2019
Mais informações e venda aqui.

Documentário – série Próximo PassoPróximo Passo – Caminho de Santiago
Brasil, 2018 – 75min – FullHD 1920×1080  – Camaleão Filmes
Direção e roteiro: Antonio Jr.
Finalização: Rodrigo Maia
Câmera de entrevistas: Thiago Coelho
Trilha Sonora: Lucas Brasil e Artilist