Lançamentos 4 anos atrás | Redação

7 destaques dos principais sites de tecnologia sobre a MotoMod Hasselblad

Módulo para ser acoplado no smartphone MotoZ da Lenovo foi anunciado oficialmente hoje. Veja o que dizem alguns dos principais sites de tecnologia do mundo

por Revista FHOX
null
null

O lançamento chegou com alarde e apareceu em destaque nos principais sites de tecnologia. FHOX traz um apanhado com a opinião geral sobre o aguardado lançamento. Um dos pontos altos é o zoom ótico de 10x.

The VerveUma marca prestigiada entra na linha da Lenovo MotoMod: Hasselblad. The True Zoom Camera é um acessório para ser acoplado na parte traseira do modelo Moto Ze oferece zoom ótico de até 10x. Confortável na mão e com grip perfeito para mãos grandes. O botão de ligar faz a lente entrar em ação e abre o módulo de fotografia rapidamente.  O sistema funciona bem. Segundo o site The Verve, embora o zoom seja ótimo, não quer dizer que as fotos vão ficar melhores. E seria um produto mais indicado para fotografias externas. A abertura foi criticada (f/3.5 – 6.5) para fotos internas e com baixa luminosidade. O foco também deu certo trabalho. O grande questionamento do site é quanto à qualidade das fotos. Não muito melhor em relação a outros aparelhos. Algo que seria explicado pelo sensor de 1/2.3 polegadas. Contudo, agradou o fato de poder salvar as imagens em JPEG e RAW e filmar em full hd (1080p).

Pocket-Lint diz: o desenvolvimento é mais da Motorola do que da Hasselblad. “Super simples de acoplar e de usar. Leve e fácil de fotografar. A lente é bem escura e o AF não responde bem em condições de pouca luz. O sensor de 12MP é o mesmo que você vai encontrar em muitas câmeras compactas. O site, que testou e viu de perto o aparelho, diz que esperava mais da parceria. Sobretudo porque a Hasselblad tinha a oportunidade de enfocar no lado premium oferecendo um sensor mais parrudo e com abertura maior. Aliás, eles indicam que pelo valor valeria mais comprar um LG G5 (que segue o mesmo conceito) ou o DxO One para iPhone (que levou prêmio TIPA nesse ano na categoria smartphone).

TechCrunch foi mais generoso. O design é clássico e a câmera opera bem em diversas condições. Com destaque para fotos Macro e até no escuro. Segundo eles, trata-se da melhor relação custo benefício nessa nova tendência de acessórios para smartphones premium. O que contraria os outros dois sites.

Marshable diz: com o MotMod Hasselblad o Moto Z ganha um upgrade e se transforma em uma câmera compacta. O grande destaque aqui é sobre a possibilidade de usar o True Zoom Camera com qualquer tipo de app fotográfico. Eles testaram com Snapchat e Instagram. O que de fato é bem interessante. No teste fotográfico, Marshable mostrou-se empolgado. Segundo eles, a qualidade das fotos é ótima, o botão disparador laranja é um charme e a câmera garante boa reprodução de cores, detalhes nítidos. Gostaram ainda do grip e da pegada do equipamento. O jornalista fez testes comparativos e um detalhamento preciso sobre todos os pontos fortes e fracos. Embora a avaliação geral seja boa, no fim ele diz que pelo valor, melhor comprar uma câmera.

CNET traz um resumo bem “mastigadinho”. O lado bom: Arquitetura de acoplar é bem feita. E uma forma inteligente de oferecer mais zoom real para fotografar com smartphone. O Hasselblad True Zoom é atraente, bem desenhado e com 10x de zoom.  O lado ruim: o software da câmera pode ser chatinho e difícil de controlar os enquadramentos com o zoom em ação. Em especial nas cenas com movimento. A qualidade do vídeo não é boa. Resumo da ópera: Se você já usa o aparelho da Motorola vale a pena investir no MotoMod da Hasselblad.

Engadget diz que o True Zoom Camera é bem construído, que encaixa na mão direitinho e que funciona e age como uma câmera. E isso é bom. Os testes fotográficos foram muito satisfatórios. E isso para diversas situações. “O que temos aqui não é uma Hasselblad muito ambiciosa, mas sim uma Hasselblad esquisita, quase experimental. Agora é esperar para ver a avaliação geral dos que usarem (e que precisarem) de um acessório assim.

No Brasil alguns sites falaram sobre o lançamento. Destacamos aqui o ZTOP. O módulo tem um sensor CMOS de 12 megapixels (f/3.5~6.5), e a lente com zoom óptico tem distância focal de 4.5 -45mm (25 -250mm equivalentes em 35mm).

O mais bacana? Grava arquivos em formato RAW e vem com o software de edição de fotos (no desktop) Phocus, da Hasselblad.

O módulo usa o armazenamento interno do telefone para guardar os arquivos – mas tem entrada para cartões microSD também. Gostei que tem controles manuais de zoom e um botão disparador. Começa a ser vendido na Europa e nos Estados Unidos a partir de setembro (preço sugerido nos EUA: US$ 299).