Inovação & Tech 10 meses atrás | Leo Saldanha

IRL Glasses: um par de óculos de sol que bloqueia todas as telas

Projeto que envolve um palestrante do Congresso Fotografar 2018. Óculos de sol bloqueia todo tipo de tela

por Revista FHOX

 

A ideia surgiu na fila de um food truck. Scott Blew estava esperando em Los Angeles para pegar o lanche quando viu uma tela pertinho. Surpreso com a quantidade de telas por toda a parte, ele decidiu criar óculos que bloqueia a visualização de qualquer tipo de telinha ou telona. Engenheiro e empresário, ele lembrou de uma matéria na Wired que falava de um filme capaz de bloquear a luz emitida pelas telas de dispositivos. Uma opção para colocar em vidros, igual aos carros e salas mais privativas. Foi daí que ele imaginou usar a tecnologia em óculos. Blew procurou a Steelcase e pediu uma amostra e foi a partir disso que ele converteu um par de óculos de sol com o filme que bloqueia telas. Detalhe: dá para ver tudo, menos imagens de telas em geral. Com os óculos elas ficam pretas. Isso tudo ocorreu no ano passado. Depois ele levou o protótipo para Ivan Cash (palestrante do Congresso Fotografar 2018) e o artista ficou encarregado de transformar aquele produto conceitual e algo para o mercado.

Assim surgiu o IRL Glasses. Lançado em uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter. O IRL bloqueia ondas de luz das telas de LED e LCD. Então, basta colocar no rosto para não ver mais nada na tevê ou smartphone. Três dias depois do lançamento da campanha, o projeto bateu a meta. Na verdade, está nesse momento perto de 100 mil dólares de colaboração (a meta era 25 mil dólares). A ideia faz sucesso antes mesmo de chegar ao mercado. Sites de tecnologia, design e criatividade do mundo todo já mostraram a novidade. “Eu sou viciado em tecnologia também. Estamos todos tentando trazer mais equilíbrio para nossas vidas. Para Cash, o IRL é uma declaração perfeita para quem é obcecado por telas. Um conceito” disse para a Wired. O único problema é que os óculos (ainda) não conseguem bloquear telas OLED. Tecnologia disponível nas versões mais recentes e de ponta de smartphones. Quem sabe logo mais.

Inspiração em um filme de ficção cientifica. O design dos óculos foi inspirado no filme “Eles vivem” de John Carpenter. O clássico filme trazia a inusitada ideia de óculos de sol que mostravam propagandas subliminares enviadas por ETs para dominar o mundo. Um filme que fez muito sucesso e segue surpreendendo muita gente. Para Cash, basta substituir os alienígenas do filme pelas gigantes do Vale do Silício e dá na mesma.

Não que o produto vá fazer sucesso em massa. Mas funciona como uma crítica ao nosso momento hiperconectado. Os críticos ao produto dizem que basta desligar as telas para não precisar usar esses óculos. Faz sentido, mas ultimamente o que a gente parece querer menos é ficar longe de telas de todos os tipos. A propósito, IRL são as iniciais de In Real Life (na vida real) em inglês.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.