News 2 semanas atrás | Leo Saldanha

iPhone 12 chega com câmera quádrupla e de olho nos fotógrafos

Lançado ontem em um evento ao vivo, modelo chegará ao mercado em diferentes versões e sem carregador. Avanços na parte de foto e vídeo são consideráveis como mais zoom e capacidade de fotografar em condições de baixa luminosidade

por Revista FHOX

Alguns dos principais sites de tecnologia de fora (e não de fotografia) destacaram o olhar da Apple para o fotógrafo. Em termos de design, o iPhone 12 lembra muito a versão do iPhone 5. Em termos fotográficos, o modelo traz melhor estabilização de imagem e recursos sofisticados de fotografia computacional. Outro ganho é o zoom aprimorado. O sensor de imagem no iPhone Pro cresceu e a lente da câmera principal ficou mais rápida. Agora com um novo sensor LIDAR para foco automático em condições de baixa luminosidade e na versão iPhone Pro Max um zoom bem mais poderoso. Em tempo: a Apple anunciou quatro versões de novos iPhones. 

iphone_12_pro_camera_2

 

O iPhone 12 e iPhone 12 Mini chegam com avanços fotográficos consideráveis. A combinação de hardware e software continuam caminhando juntas com consistência. Aliás, o foco da Apple parece ser cada vez maior em apaixonados por foto e vídeo com smartphone. Entre as novas funções apresentadas estão:

  • Novas capacidades para fundir várias imagens e novo sensor LIDAR com foto automático. 
  • O iPhone 12 e o iPhone 12 Mini também receberam melhorias significativas. Eles se beneficiarão das fotos do Modo Noturno que agora funcionam nas câmeras ultra wide e selfie, também, e o modo HDR melhorado para cenas desafiadoras com cenas muito iluminadas ou escuras.

  • Todos os novos iPhones trazem tecnologia HDR de terceira geração projetada para capturar melhor detalhes como rostos em silhuetas. Também com a tecnologia de aprendizado de máquina para escolhas de processamento, como aumentar o brilho em situações que o sistema inteligente julgar necessário.

resumo_iphone_12_pro

 

  • Os modelos do iPhone Pro recebem outra função de fotografia computacional que a Apple chama de ProRaw. Trata-se de uma alternativa ao JPEG que permite aos fotógrafos decidir a melhor maneira de editar uma imagem. O Apple ProRaw mistura a fotografia computacional da Apple com um formato RAW para que os fotógrafos obtenham o benefício da redução de ruído e alcance dinâmico com a flexibilidade de imagens nesse formato. 

  • No iPhone 12, a tecnologia de fusão profunda da Apple exercita todas as principais partes do chip A14 Bionic dentro — a CPU principal, processador de sinal de imagem, o processador gráfico e o motor neural. Isso significa que a Apple pode aplicar tecnologia de fusão profunda a todas as câmeras de todos os modelos do iPhone, disse a Apple. E isso significa que as fotos de retrato do iPhone agora funcionam no Modo Noturno, 
  • O iPhone 12 Pro Max ganha um sensor maior para melhor desempenho de baixa luz na câmera principal, melhor estabilização para mãos trêmulas.

iphone_12_pro_preco

  • O iPhone 12 Pro tem o mesmo alcance de zoom de 2X que os iPhones anteriores — uma distância focal equivalente a 52 mm — mas o Pro Max se estende ao zoom de 2,5X, ou uma lente equivalente de 65 mm.
  • O sensor maior dos modelos do iPhone Pro é 47% maior que o sensor principal do iPhone 11. O que aumenta o tamanho do pixel. Essa escolha de engenharia aumenta o custo do sensor, mas permite que ele capte mais luz para melhorar  cores, com menos ruído e melhor desempenho em baixa luz. Aliás, a Apple bateu bastante no poder de fotografar em condições muita escuras. 
  • Todos os modelos do iPhone 12 também se beneficiam de uma abertura f1.6. E a câmera ultrawide agora tem estabilização óptica de imagem.

iphone_12_pro_design

  • Os novos iPhones também têm melhores habilidades de vídeo. Com 4K e 1080p comuns podendo ser gravados até 60 fps, mas 1080p em câmera lenta pode chegar a 240fps. Os vídeos de timelapse agora estão estabilizados, o que deve ajudar a capturar melhor cor e brilho e suporte para a tecnologia de vídeo Dolby Vision HDR. Os modelos do iPhone Pro podem filmar o HDR a 60 quadros por segundo, mas o iPhone 12 e 12 Mini fazem isso a 30fps.

Como sempre a reação ao lançamento foi polarizada. Com gente empolgada com as novidades e outros mostrando pouco interesse. O fato é que a Apple segue dando muito destaque para a parte de imagem dos aparelhos e com recursos cada vez mais sofisticados para quem criar fotos e vídeos!