Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


iPhone 13 chegou e a Apple mais uma vez destacou as câmeras no lançamento

O novo smartphone da Apple chega nas versões 13, 13 Pro, Pro Max e Mini

Ontem (14) foi o dia da Apple apresentar oficialmente o novo iPhone. Na verdade são 4 opções: iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max. Primeiro ponto a ser destacado é que eles têm o mesmo tamanho e formato dos predecessores. Talvez a mudança principal na parte do design é que o notch (o entalhe) ficou um pouco menor (20% menor) e com a promessa que o iPhone 14 será diferente. Lembrando que fabricantes concorrentes já resolveram isso com câmera de selfie atrás do display. O tamanho das telas? As telas são do mesmo tamanho do ano passado: o iPhone 13 Mini tem 5,4 polegadas, o iPhone 13 e 13 Pro tem 6,1 polegadas e o iPhone 13 Pro Max tem 6,7 polegadas. 

Foi sobre as câmeras mais uma vez – A Apple dedicou boa parte do lançamento de ontem para mostrar os avanços das câmeras. O iPhone 13 e o 13 Mini têm lentes duplas aprimoradas, uma câmera principal de 12 MP e uma câmera ultra grande angular de 12 MP. Nestas versões mais simples não tem tele). As câmeras agora estão dispostas diagonalmente. A 13 Pro e a Pro Max possuem três câmeras com suporte para Modo Noturno nas três lentes. A lente tele de 77mm garante zoom óptico de até 3x. Outra novidade é a possibilidade de criar macrofotografia com distância mínima de 2cm e isso deve agradar muita gente que curte esse tipo de fotografia. Em modelos premium de Android isso já aparecia como recurso disponível. No caso da Apple dá também para gravar com o iPhone vídeos macro.

Todos os modelos lançados pela Apple vem com estabilização óptica de imagem e isso deve ajudar ainda mais nas fotos noturnas. Nas versões premium do iPhone tem a função ProRes. É o equivalente em vídeo do formato de fotografia ProRAW da Apple para gravação e edição de alta qualidade. Você pode gravar até 4K a 30fps em ProRes diretamente no aplicativo da câmera.

Vídeos e foto com cara de cinema – A Apple ressaltou as funções cinematográficos dos novos modelos. A linha do iPhone 13 vem com o que eles batizaram de Modo Cinematográfico. O que permite gravar imagens no estilo do Modo Retrato. O recurso pode detectar quando um assunto entra em cena e muda o foco para essa pessoa, e até reconhece quando a pessoa em foco desvia o olhar para seguir seu olhar. Você pode tocar na tela para mudar o foco e tocar novamente para habilitar o bloqueio de rastreamento. Na demonstração de evento do iPhone da Apple, a mudança de foco aconteceu incrivelmente rápido. Você pode ajustar o modo cinematográfico após fotografar no aplicativo Fotos ou iMovie. Detalhe: o Modo Cinematográfico está disponível nas câmeras frontal e traseira.

Outras melhorias – a parte da bateria também evoluiu, os novos iPhones prometem 2.5 horas adicionais em relação ao iPhone 12. Na versão 13 Pro a Apple garante 1.5 horas a mais e que o iPhone 12 Pro e a bateria mais poderosa é do iPhone 13 Pro Max.

Sites de tecnologia destacaram o diferencial do processador da Apple, o A15 Bionic. Ele vem com dois núcleos dois núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de eficiência. Ou seja, tudo é mais rápido. A Apple afirma que é 50% mais rápido do que a concorrência. O GPU de quatro núcleos do iPhone 13 e 13 Mini promete ser 30% mais rápido do que seus rivais. Os modelos do iPhone 13 Pro têm uma GPU de 5 núcleos, que promete ser 50% mais rápida. O Motor Neural de 16 núcleos é mais rápido e também há um novo processador de sinal de imagem. O iPhone 13 e o 13 Mini vêm em cinco cores: rosa, azul, meia-noite, luz das estrelas e vermelho. Os iPhones agora também oferecem uma opção de 512 GB pela primeira vez. O 13 Pro e o Pro Max vêm em quatro cores: Sierra Blue, grafite, ouro e prata. O 13 Pro começa em $ 999 e o 13 Pro Max começa em $ 1.099. Uma nova opção de armazenamento de 1 TB está chegando à linha Pro, junto com opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB e 512 GB. No Brasil o iPhone mais barato da nova linha vai ficar na casa dos 6 mil reais e na versão mais cara chegando em 15 mil reais!