Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Inner Circle lança ferramenta com inteligência artificial para avaliar fotos de usuários

A plataforma Photocoach avaliará as fotos dos usuários e os ajudará a escolher a imagem perfeita para seus perfis

A Hood, agência de post-awareness, se uniu ao Inner Circle, app global de relacionamentos, para criar uma inteligência artificial capaz de analisar fotos e dar dicas sobre como escolher a foto de perfil perfeita. Chamada de Photocoach, a ideia surgiu a partir de pesquisas e experiências anteriores do Inner Circle, que apontaram que as fotos de perfis masculinos são, por muitas vezes, um obstáculo para encontrar um par.

O aplicativo percebeu que os homens se esforçam menos para usar uma boa foto que reflita sua personalidade e chame a atenção de possíveis matches – seja por não saberem tirar boas fotos ou por uma questão cultural. Em uma pesquisa recente, 86% dos usuários entrevistados disseram que usam as fotos que têm, sem se preocupar em tirar fotos de qualidade para usar no aplicativo.

Com base nesse insight, o Inner Circle instruiu a Hood a encontrar uma solução que orientaria os homens a tirar fotos melhores, sem parecer generalistas, uma vez que existem milhares de variáveis de perfil para perfil. “Assim nasceu a ideia de criar uma plataforma digital com machine learning para analisar e avaliar as fotos de cada pessoa, de forma dinâmica e escalável, e entregar uma avaliação personalizada com algumas dicas de como chegar na foto ideal”, explica a Head de Operations da Hood, Alice Motta.

“Queremos gerar matches significativos e, para isso, as pessoas precisam expor sua melhor e mais verdadeira versão. Queremos ter usuários mais satisfeitos e que consigam usar nosso app da melhor forma possível para conhecerem novas pessoas. Por isso, contamos com a expertise da Hood para criar essa plataforma inovadora para nos ajudar a alcançar esse objetivo”, afirma Ximena Buteler, gerente nacional de marketing do Inner Circle.

A plataforma levou três meses para ser criada, desenvolvida e testada, e contou com a participação de vários profissionais. A Hood contou, inclusive, com uma parceria com um estúdio de desenvolvimento em Los Angeles para criar a Photocoach. Mais de 6 mil fotos diferentes foram usadas pela machine learning para aprender a diferenciar, analisar e categorizar diversas variáveis.

As dicas que treinaram o Photocoach foram dadas pela fotógrafa e diretora de arte Luíza Chataignier. A partir de seus insights, a agência criou os rankings, textos e classificações que cada usuário receberá de acordo com os critérios de avaliação. Aspectos técnicos como composição, brilho, saturação, expressões faciais e background serão avaliados.

Além disso, a plataforma fornecerá dicas mais subjetivas, como quais fotos podem ser um bom gatilho para iniciar uma conversa ou qual pode chamar mais atenção de um potencial match. Embora o alvo prioritário sejam os homens, a plataforma é uma ajuda poderosa para todas as pessoas que desejam melhorar sua imagem de perfil em apps de relacionamento.

As duas empresas esperam que a Photocoach ajude a gerar bons matches entre os usuários do aplicativo. “Ajudamos a criar conexões reais e mudar a vida das pessoas. Estamos oferecendo uma plataforma para ajudar um público que leva a paquera a sério a se esforçar e se dedicar a melhorar seus perfis e, assim, conseguir mais matches”, diz Ximena. “Esperamos que muitas pessoas usem a plataforma para melhorar suas fotos e olhar o que oferecem e procuram em um aplicativo de relacionamento”, acrescenta Alice. 

Você pode testar a ferramenta clicando aqui: https://www.photocoach.com.br/