Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

IBM cria fotocabine com inteligência artificial

1

Agora todo dia surge uma noticia nova sobre aprendizado de máquina e recursos de inteligência artificial (IA). A mais recente é da IBM com o lançamento da Cognitive Photo Booth (Fotocabine Cognitiva). A novidade foi criada com alguns objetivos claros. Primeiro, para responder a questão: será que uma máquina consegue retratar as pessoas de uma forma diferenciada? Não é um desafio simples, pois a fotografia de retrato é um encontro e envolve uma sensibilidade especial.

2

Primeiro a fotocabine da IBM conversa com a pessoa. Isso é feito com o sistema de inteligência artificial Watson (aquel que jogava xadrez com grandes campeões humanos). O usuário entra, senta na fotocabine e o Watson começa a conversa. O equipamento funciona com um API que analisa o tom e transforma as palavras ditas pelas pessoas em texto para ser lido pelo Watson. Entre as perguntas estão: “qual o seu artista favorito e o motivo?”, “qual seu ritual preferido pela manhã?” e “o que você queria ser quando crescer?”, etc. É com base na conversa que a fotocabine cria o retrato personalizado. O Watson analisa 5 traços de personalidade que define se a pessoa é empática (agradável), aberta, extrovertida, consciente ou ansiosa.

Depois de feita a avaliação o equipamento imprime a foto em grande formato que fica exposta em uma galeria para representar os cinco perfis de personalidade. Os retratados também levaram a impressão para casa de presente. Toda ação é parte da iniciativa da IBM batizada de Art with Watson. O design da fotocabine combina com o branding da IBM para a iniciativa. Dentro da máquina as luzes se adaptam dependendo da reação da pessoa. Isso graça a sofisticados sensores e toda jornada dentro do equipamento é simples e intuitiva. Os primeiros testes foram realizados com visitantes em museus.

>>  IRIS: uma fotocabine que promete fotos profissionais

>> Fotocabine combina com tudo

A fotocabine cognitiva da IBM não é um produto comercial. Na verdade, o equipamento participa de todos os eventos importantes da IBM pelo mundo, como feiras de tecnologia e afins. Quem sabe em breve chegue ao mercado fotográfico…

3
Veja a fotocabine cognitiva em ação no vídeo abaixo:

The Cognitive Photobooth from Justin Au on Vimeo.