Smartfhox 5 meses atrás | Leo Saldanha

Huawei Mate X confirma a nova era dos smartphones dobráveis

Novo aparelho dobrável apresentado essa semana da MWC em Barcelona pode mudar a forma como usamos esses dispositivos. O smartphone também traz câmera tripla com lentes Leica

por Revista FHOX

 

Ano passado quando a chinesa Huawei divulgou um teaser do lançamento a indicação já parecia clara. Dispositivos móveis que podem ser dobrados e são flexíveis trazem uma nova forma de se relacionar e usar esses equipamentos. O fato é que a Huawei ofuscou a Samsung e reforça a tendência de que vai seguir dando trabalho para Apple e Samsung.

A mudança é considerável, veja que para fazer uma selfie por exemplo, basta deslizar um pouco para o lado uma das partes do aparelho. O lançamento surpreendeu muito mais do que o Samsung Foldable do que se poderia imaginar. Primeiro é bom que se diga, o Mate X custa bem caro. Lá fora vai sair por 2300 euros (quase 10 mil reais). Ele pode ser usado fechado ou com tela dupla.

Segundo testes de sites de fora, o Mate X funciona bem tanto no modo fechado quanto aberto. Dá para usar dois apps diferentes separando as telas inclusive. A qualidade da tela é ótima seja nas cores e resolução. Usar o app da câmera com tela aberta de 8 polegadas transforma a experiência fotográfica do modelo. Não é tão grande quanto um tablet, mas certamente bem maior do que um smartphone premium grandão por aí.

Câmeras. Enquanto o Samsung Foldable vem com cinco câmeras, o Mate X vem com quatro. A diferença é que a Huawei manteve a parceria com a Leica para as lentes e sensores do modelo. Huawei Mate X vem com câmera tripla da Leica. São três sensores. Um de 40 megapixel para a lente grande angular, um de 16 megapixels ultra grande angular e outro de 8 megapixels zoom. Existe uma quarta câmera escondida que a Huawei fez segredo e disse que vai anunciar mais detalhes em breve. No evento MWC ninguém pode tocar e testar o equipamento. Então teremos que esperar os testes e mais informações detalhadas em breve.

 

Uma das grandes questões sobre o Mate X e o Samsung Foldable é se serão duráveis ou não. De ficar abrindo, dobrando e fechando. Segundo a Huawei existe um reforço com uma outra camada de OLED flexível no painel fazendo com que reforce a estrutura para ser usado, dobrado e flexibilizado milhares de vezes.

Leia também: Movimento Imprimir 

Velocidade é outro destaque. O Huawei traz capacidade 5G com velocidade de até 4.6 Gbps (rede sub-6GHz). O poderoso processador do aparelho é um Kirin 980. Na prática se funcionar direitinho isso representa muito mais velocidade de conexão na internet. Assistir vídeos e ver conteúdos parrudos da internet vai ser muito ágil. O uso da tela pode servir para três formas de dobrar e ver conteúdos ou aplicações. Quando fechado fica com tela dupla com a segunda tela na parte traseira. Dá até para outra pessoa ver um conteúdo distinto enquanto o usuário vê alguma coisa na tela frontal. Quando aberto, vira um display grande quadrado.

O Mate X chega ao mercado internacional em junho desse ano com grande potencial para revolucionar o mercado de smartphones. Essa tendência de dobrar em um modelo flexível vai possibilitar vestir aparelhos e fazer as coisas de uma forma completamente distinta do que estávamos acostumados. Você usaria um modelo assim? No Brasil, a Huawei chegou a fazer uma parceria com a Positivo e não deu muito certo. Mas tudo indica que esse ano a marca vem com tudo para o país.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.