Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


GuruShots: um jogo online para fotógrafos que uniu o mundo virtual ao real

GuruShots vem chamando a atenção da comunidade global de fotógrafos. Trata-se de um jogo on-line. Premia com dinheiro, mas o enfoque é o desenvolvimento do fotógrafo. A ideia é crescer com o “feedback” da comunidade. Os desafios s são temáticos e muito variados. O participante cresce, pois, recebe dicas técnicas e críticas construtivas. Mais do que ficar elogiando, a intenção é fazer a sua fotografia crescer. Muitos sites do mundo todo voltados para fotografia já consideram a melhor proposta em muitos anos para concursos e premiações. Mais do que afagar o ego, o conceito vai além do reconhecimento. Fazer a fotografia evoluir e melhorar como fotógrafo.

Virtual e real – se a proposta é inovadora, o resultado final é ainda melhor. Híbrido, GuruShots superou a barreira do mundo digital criando exposições no mundo real com as fotos vencedoras. A empresa organiza exposições (e paga para produzir tudo) em galerias de arte do mundo todo. No fim, a GuruShots atua como um agente para os fotógrafos. Quem se sai melhor vai parar no mundo real para ver o trabalho ser apreciado presencialmente. A melhor parte disso, as mostras com as fotografias expostas estão atraindo compradores, galerias e colecionadores em geral. Democrática, não filtra os participantes pelo nível. Se vive de fotografia ou se é só entusiasta. Quem vai definir isso é a qualidade da foto enviada. E como ela foi avaliada. Foi bem? Aparece em destaque no site da GuruShots e pode ir parar na parede de uma exposição. Foi mal? Você entende o que precisa melhorar e vai ajustando e aprendendo com os erros.

Lançado em 2015 como site e depois evoluindo para app, GuruShots já conta com mais de 7 mil trabalhos expostos em galerias do mundo. Na verdade, pouco se considerarmos são  mais de 500 milhões de votos mensais contabilizando todas as competições digitais. O que parece evidente é que existe um caminho de meio termo. E que o mundo on-line pode ajudar o ambiente real. O que o case da GuruShots mostra bem é que dá para aprender fazendo. O que provavelmente é melhor do que postar fotos nas redes sociais só para ficar ganhando curtidas. Saiba mais: https://gurushots.com/

Leia também: o primeiro concurso de fotografia julgado por uma inteligência artificial 

>> Quer conhecer a nova FHOX de graça? 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.