Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Google investe em inteligência artificial com “curadoria de imagens”

Se existe forte tendência no ambiente tecnológico é o avanço do aprendizado de máquina, das redes neurais e da inteligência artificial. O mercado de imagem sentirá grandes impactos nos próximos anos. Marcas como Apple, Microsoft, Facebook e Adobe são alguns dos principais líderes nessa direção. O Google é uma das marcas que também lidera esse processo com fortes investimentos no assunto. É justamente o caso do novo sistema criado pela empresa. A equipe de pesquisa do Google treinou um módulo de IA para entender se as imagens serão atraentes para humanos ou não. É aí que entra o aprendizado de máquina. Primeiro o Google fez o bot (robô) “adivinhar” se as imagens continham determinados objetos como árvores, carros e afins. Depois eles treinaram o computador para avaliar a qualidade da imagem independente da categoria ou item existente na foto.

 

>> A inteligência artificial segue surpreendendo 

Batizada de “Avaliação Neural de Imagem”, o projeto do Google classifica as fotos com base em uma escala de 10 pontos. Pontuação é dada com base na estética geral e com a indicação da probabilidade de um humano “curtir” a foto. Os desenvolvedores do Google dizem que a abordagem é distinta de outros sistemas semelhantes, porque prevê a evolução do processo pela própria inteligência do sistema. Ou seja, quanto mais for usado, mais o robô aprende e melhora o acerto do que nós humanos gostamos ou não. E qual a utilidade disso? Será perfeito para ajudar na edição de imagens, no fluxo de trabalho e no avanço dos algoritmos de edição e da seleção de fotos para profissionais. Mais do que isso, o Google acredita que os bots do futuro terão um gosto cada vez mais humano e que poderão se tornar “curadores”. O que ajudaria fotógrafos e empresas que trabalham com imagens a lidar com grandes lotes de fotos e cuidar da edição e seleção de forma muito mais rápida e eficiente. Saiba detalhes aqui: Google Research 

 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.