Lançamentos 6 meses atrás | Leo Saldanha

Fujifilm realiza lançamento mundial da X-T4

Novo modelo faz parte da linha X Series e apresenta câmera mirrorless capaz de satisfazer o desejo criativo de todos os profissionais

por Revista FHOX

Líder mundial em imagem e informação, a FujifilmCorporation anuncia o lançamento da câmera X-T4, o modelo mais recente da linha de câmeras digitais mirrorless da X Series. Com previsão de chegada ao Brasil em meados de abril, a X-T4 será lançada mundialmente no próximo dia 26 de fevereiro.

 O equipamento é o ápice da linha X Series, e oferece o mais alto desempenho tanto para grandes produções de vídeo como em fotografia. A X-T4 é o primeiro modelo da Série X-T a apresentar estabilização de imagem no corpo da câmera (estrutura IBIS), aumentando drasticamente o potencial da câmera para produção fotográfica e de vídeos. A tecnologia é impactante em fotografias noturnas ou de ação, como esportes, e também na gravação de vídeo em situações propensas a tremores da câmera. 

 

A nova estrutura IBIS utiliza força magnética em vez de molas, o que aumenta a funcionalidade, tornando-a aproximadamente 30% menor e 20% mais leve do que a unidade de estabilização de imagem da X-H1. O modo de vídeo autônomo agora é ativado com um simples botão, que somado ao uso da estabilização de imagem, deixa o clique muito mais suave.

 

Um novo obturador rápido, durável e silencioso, foi desenvolvido. Combinado ao desempenho do foco automático, ainda mais rápido que o das demais câmeras da linha graças ao novo algoritmo desenvolvido para a X-T4, permite a captura de momentos decisivos e impossíveis anteriormente.

 

A X-T4 é uma ferramenta de imagem incrível, e tem ainda uma estrutura compacta e leve, que é a filosofia central de toda a série X.    

 

Novos dispositivos poderosos

Graças à nova estrutura IBIS, a XT4 fornece estabilização de imagem 6.5 stop de 5 eixos quando usada com 18 das 29 lentes XF/XC, em função da utilização de novos materiais para a peça base, do layout refinado da estrutura de absorção de impactos do disparador e de sensores giroscópicos recém-desenvolvidos,que apresentam aproximadamente 8 vezes a precisão de detecção da unidade IBIS na X-H1

 

A X-T4 é equipada ainda com um disparador de plano focal ultrarrápido. Graças ao motor CC sem fio de alto torque recém-desenvolvido, o disparador tem capacidade de até 15fps, sendo o mais rápido do mundo no modo rajada*, e tem um desempenho de resposta avançado com atraso de apenas 0,035 segundos em sua liberação.

 

 

Tecnologia exclusiva de reprodução de cores

A câmera X-T4 apresenta o “ETERNA Bleach Bypass“, um novo modo de “Simulação de Filme” que utiliza a tecnologia exclusiva da FUJIFILM para fornecer tons de cor versáteis. O modo simula o “bleach bypass“, uma técnica tradicional de processamento de filmes de halogeneto de prata, criando imagens com baixa saturação e alto contraste para uma atmosfera especial.

 

A nova bateria NP-W235 da X-T4 tem grande capacidade: é aproximadamente 1,5 vezes superior à uma bateria NP-W126S. Dura aproximadamente 500 frames por carga no modo Normal, cerca de 600 frames por carga no modo Econômico e até 1.700 frames quando são utilizadas duas baterias adicionais com a presilha de bateria opcional “VG-XT4”**.

 

 

Captura de tudo 

Além do disparo mais rápido em modo rajada, a X-T4 oferece um disparo contínuo de 8fps em visualização ao vivo usando o disparador mecânico, e de 30fps sem blackout com o disparador eletrônico. Além disso, o eyecup tem agora um mecanismo de bloqueio para evitar rupturas ou deslocamentos.

 

O monitor LCD de ângulo variável de 1,62 mil pontos permite estilos de disparo mais criativos e versáteis. O LCD/EVF pode ser configurado de três formas diferentes: “Baixa Prioridade de Luz”, que permite ver claramente o objeto com pouca luz, Prioridade de Resolução”, que mostra até mesmo os detalhes finos de seu objeto, e Prioridade de Taxa de Frames (apenas EVF), que minimiza a desfocagem no visor ao fotografar um objeto em movimento.

 

Alto Desempenho

A capacidade de processamento do AF de detecção de fase e o novo algoritmo levaram a um desempenho de autofoco de 0,02 segundos. Isso garante capturar e rastrear um objeto em movimento em alta velocidade com perfeição. A taxa de sucesso de desempenho do rastreamento foi duplicada em comparação à X-T3, o que tornou o foco e a captura de retratos ainda mais fáceis.

 

A câmera X-T4 é capaz de gravar vídeo Full HD de alta velocidade a 240P, produzindo até 10x o efeito de câmera lenta.O modo “Image Stabilization Boost” atenua as vibrações suaves da câmera, permitindo a gravação de vídeo de ponto fixo estabilizado sem um tripé.

Funções de vídeo profissional

Por outro lado, o ajuste de jack MIC na câmera pode ser comutado ajustando o nível de entrada entre nível MIC e o nível LINE. A câmera suporta microfones externos, bem como a entrada de nível de LINE a partir de um equipamento de áudio externo.

 

Nova Bateria “NP-W235”

A Bateria “NP-W235” de grande capacidade é 1,5 vezes mais potente que uma bateria NP-W126S, dura cerca de 500 frames por carga no modo Normal, 600 frames no modo Econômico e até 1.700 frames continuamente se for combinada com a GRIP de bateria opcional “VG-XT4”*** que suporta mais 2 baterias. Saiba mais: https://loja.fujifilm.com.br

* Ao usar o disparador mecânico. Entre as câmeras digitais sem espelho, equipadas com o sensor APS-C ou superior, de acordo com os dados da FUJIFILM.

** De acordo com os testes internos da FUJIFILM.

*** Todos os números de frames por carga são baseados no formato JPEG e usando apenas o monitor LCD.