Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Fotografia personalizada: o futuro dos cliques com smartphone

Here's what every camera on the Samsung Galaxy S21 Ultra does

Joshua Sungdae Cho, VP e Head da divisão de câmeras de smartphones da área de pesquisa e desenvolvimento da Samsung Mobile, disse em entrevista recente para a Engadget: 

“Meu objetivo é fornecer uma câmera que possa satisfazer todos 100% através da personalização. Quando há dez pessoas tirando uma foto do mesmo objeto, quero que a câmera forneça dez imagens diferentes para cada indivíduo com base em sua preferência pelo brilho, pelo tom de cor, pelo aprimoramento de detalhes, etc. Você pode olhar para o álbum do usuário para descobrir quais imagens eles salvaram nos últimos anos em vez de excluir. Além disso, você pode olhar para que tipo de edição eles fazem, quais filtros eles mais usam. Essas são algumas das coisas que pudemos olhar para garantir que o sistema aprenda sobre o usuário.”

Dessa declaração fica evidente que o futuro da fotografia computacional é sobre a ultra personalização da experiência fotográfica. E de fazer isso a partir das fotos escolhidas, dos filtros usados e daquelas fotos que foram deletadas. O smartphone vai acompanhar as escolhas de edição, curadoria e outros elementos para se ajustar para a hora de fotografar. Resultado assim em uma foto para cada um. 

A matéria da Engadget mostra que a Samsung faz pesquisas com os próprios usuários. E com base nos feedbacks vai ajustando de forma a agradar o gosto dos clientes. E a marca faz isso para cada modelo de smartphone. Orientando assim uma assinatura padrão (visual) para determinados modelos. Com o avanço da inteligência artificial esses avanços vão ocorrer de forma autônoma dentro de cada aparelho. Com adaptação automática de acordo com o uso para a evolução constante da câmera para atender o gosto da pessoa. Importante destacar que isso ainda não faz parte da realidade dos dispositivos da marca. Mas como ele mesmo disse, é uma questão de tempo. Já que os sensores e processadores avançam em potência, velocidade e sofistação computacional a cada seis meses. Leia a entrevista clicando aqui: Samsung Mobile’s head of camera R&D doesn’t want your photos to look like mine | Engadget

Leia também: 2021: o ano da fotografia virtual? | FHOX