Smartfhox 12 meses atrás | Leo Saldanha

Fotografia e inteligência artificial a serviço da moda

Com a ajuda de fotos do modelo, a empresa Element Pure cria peças de vestuário sob medida

por Revista FHOX

Essa notícia está bombando em sites de tecnologia daqui e de fora. Trata-se da combinação entre inteligência artificial e a fotografia com smartphone. A empresa Element Pure criou um serviço que confecciona camisas a partir de fotos feitas do consumidor. Depois de fotografado em várias posições, o algoritmo gera uma um modelo 3D que vai servir para a produção da peça. O conceito é simples, engenhoso e rápido. Dispensando assim a necessidade de um alfaiate para qualquer tipo de adaptação da peça ou de fita métrica.

O que o “alfaiate da Element Pure” precisa de duas fotos da pessoa. Uma frontal e outra de perfil. A referência junto da foto é um folha A4 no chão que ajuda o sistema a definir medidas, etc. O que a IA da Element Pure faz depois é combinar as fotos e gerar um modelo 3D com precisão de 99% do torso retratado.

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

Assim, o cliente terá uma camisa totalmente personalizada e na medida certa. Existe ainda a possibilidade de fazer ajustes finos para deixar a roupa mais relaxada caso o cliente queira. No fim, o que a Element Pure fez é simplificar um processo que levaria horas para algo que leva minutos. Recentemente mostramos aqui a tecnologia da Nike que faz algo parecido para tênis da marca. A customização da roupa envolve ainda a possibilidade de inserir iniciais da pessoa na camisa e personalização de botões. O material do tecido escolhido é feito de polpa de eucalipto (TENCEL) o que torna o tecido mais confortável do que algodão, mais fresco e resistente a odores, rugas, etc. Existem também opções de tecidos variados e diferenciados como bambu, linho, seda e algodão. Esse novo sistema inteligente só comprova o avanço dessa nova fase da fotografia como moeda digital. O projeto está em fase de financiamento coletivo no site Kickstarter: Element Pure.  

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.