News 2 meses atrás | Redação

Fotografia com smartphones cresce também entre profissionais

É o que diz estudo recente da Suite48Analytics em uma pesquisa com mais de 800 fotógrafos na América do Norte e Europa

por Revista FHOX

Que todo fotógrafo tem um smartphone não é novidade. Mas como está o uso dos recursos fotográficos e também para trabalhos. O que chama a atenção na pesquisa é que 11% dos entrevistados dizem usar 50% das fotos profissionais feitas com smartphones. Algo que antes era impensável.

Outro dado importante: 31% estão usando mais os smartphones para trabalhos profissionais do que um ano atrás. 29% dos pesquisados indicando que metade das fotos pessoas são criadas com smartphone. Enquanto 36% dizendo que fazem mais da metade das fotos pessoais com os dispositivos.

Entre fotógrafos a marca campeã continua sendo a Apple. O iPhone representa 86% entre os entrevistados com Android com o restante.

 

E que tipo de trabalho profissional é feito com smartphone? De acordo com a pesquisa 58% dos entrevistados usam para fotos que dão suporte ao trabalho profissional. justamente aquelas fotos que são usadas em sites ou para redes sociais para divulgar o próprio trabalho do profissional. 20% usam para criar imagens dos bastidores. Na pesquisa o sistema preferido ainda é DSLR com 54% dos votos e as mirrorless full-frame representando 30% e médio formato com 10%. 

Não chega a ser surpreendente o que essa pesquisa mostra. Na prática já usamos smartphones para nossas divulgações e trabalhos fotográficos e de vídeo dos mais diversos. No fim é uma ferramenta parceira da câmera profissional. Agora no caso de influenciadores digitais certamente esses números seriam bem diferentes.