Inovação & Tech 2 semanas atrás | Leo Saldanha

Fasttrack: um app engenhoso de uma seguradora que dá preço de reparo de um veículo só com fotos do acidente

Aplicativo criado por uma startup goiana traz recursos de inteligência artificial que processa 150 imagens por minuto e gera orçamentos e indenizações para segurados

por Revista FHOX

Talvez você já tenha vivido a cena. Está dirigindo o carro e sofre uma batida de algum tipo com outro veículo. Além de toda a dor de cabeça, a parte de orçar os reparos sempre toma muito tempo. Pois a empresa Cilia (Goiânia) criou o app Fasttrack que gera orçamento de forma rápida e inteligente só com as fotos da batida. Um exemplo real da fotografia como moeda digital. Conhecidas como insurtech (startup de seguros), a novidade foi tema de uma matéria completa na Exame.com. Na prática, o aplicativo da empresa funciona com inteligência artificial. A primeira a testar a tecnologia é a startup de seguros Thinkseg (que adquiriu 35% da Cilia). Com o app Fasttrack, até 150 imagens são processadas por segundo. A Thinkseg projeta distribuir 200 milhões de reais em prêmios para as seguradoras associadas. Cilia, a criadora do sistema, é uma empresa com 7 anos de mercado.

Desenvolvida como uma plataforma online para orçamentos. Fasttrack foi criado no começo desse ano com uma ideia engenhosa. Do usuário poder ter uma solução em tempo real na palma da mão. Fazendo fotos da batida usando o aplicativo para obter a cotação de forma rápida e fácil. O que o app faz é liberar o automóvel para reparo ou até receber na hora a indenização. Tudo a partir das fotos enviadas pelo aplicativo. De acordo com a matéria da Exame, as imagens tiradas do veículo passam por uma inteligência artificial, que identifica padrões e interpreta as fotografias. A IA pode dizer se há danos leves ou graves e identificar componentes que podem estar danificadas mesmo sem aparecerem nas fotos. Por exemplo, um problema no farol do carro pode indicar o reparo de diversos componentes elétricos. A imagem é mapeada com códigos de cada peça e estimam-se preços e horas necessárias para o reparo. Ainda segundo a publicação, a verificação das fotos dura três minutos, contra 48 horas de uma seguradora tradicional.

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

O que Fasttrack faz também é enviar tanto orçamento (ou indenização) tanto para o dono quanto para a seguradora, guincho e oficinas. Disponível desde o começo de agosto, o Fasttrack começará a ser usado por diversas seguradoras em seus próprios aplicativos. Em 2019 a Cilia espera que o app faça um milhão de orçamentos. E até agora os reparos indicados pela aplicação somaram mais de 1 bilhão de reais nesse primeiro semestre do ano. E até agora são três mil oficinas e dezenas de seguradoras conectadas com a nova ferramenta. Essa inovação não é exclusiva da Thinkseg, pois hoje seriam 10 startups usando essa tecnologia de orçamento e seguros resolvidos direto no bolso do usuário com a ajuda da câmera do smartphone. Independente da tecnologia, o maior desafio é fazer a cultura de seguro decolar de vez no Brasil. Prova disso está no próprio mercado fotográfico. Em eventos que a FHOX participa, normalmente menos de 10% dos participantes contam com seguro de equipamento fotográfico.

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.